DicasFree.com » Variados » Como degustar vinho do porto?

Como degustar vinho do porto?

O vinho do Porto é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e não é por menos. E para saber como bebe-lo com classe e sofisticação, confira algumas dicas nessa deliciosa matéria.

     

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é uma das bebidas mais refinadas que temos hoje no mundo. Ele é conhecido, principalmente, por ser completamente natural e de gosto acentuado. É comercializado em Portugal, perto da cidade do Porto. O Vinho do Porto é completamente natural.

Além de ser um dos mais sofisticados, também é um dos vinhos mais caros de todo o mundo. Quando servido, a taça deve ser de tamanho pequeno. Isso porque o vinho é forte e de gosto bastante acentuado. O vinho é de um sabor naturalmente doce, contudo, possui um forte gosto de álcool (apesar de não ser feito com nenhum teor alcoólico).

O cálice

O Vinho do Porto deve ser apreciado e degustado em um período longo de tempo

Vinho do Porto (Foto: Divulgação)

Para degustar é necessário ter atenção para alguns detalhes. O copo para servir deve ser o cálice tulipa, bem parecidos com os copos utilizados em competições de degustação de vinhos. Há vários modelos, contudo o mais utilizado é um modelo desenhado por Siza Vieira.

Esse foi adotado como cálice oficial para degustação do vinho do Porto. Segundo a tradição, o anfitrião da casa onde será servido o vinho, deve prová-lo antes dos convidados e após a sua degustação, deve oferecer aos seus convidados, indicando que o mesmo é de qualidade.

Como degustar?

Os convidados são servidos da direita em diante. Para apreciá-lo, primeiramente, é necessário que o leve até o nariz. Depois de sentir o aroma do vinho e assim considerando a vinha de qualidade, deve levar uma pequena quantidade á boca e segurá-la por algum tempo. Em seguida sinta, lentamente, o vinho descer pela garganta.

Algumas pessoas, gostam de degustá-lo com o acompanhamento de um charuto cubano. Contudo, é necessário que o mesmo só seja aceso, na segunda tomada de degustação. Pois o cheiro pode tirar o brilho do vinho do Porto. Procure apreciar todos os detalhes e sensações que o mesmo lhe dará.

O vinho do Porto deve ser tomado lentamente, sem pressa e com pausas. Antes de ingeri-lo, sinta o aroma do mesmo e deguste pelo olfato. Depois poderá senti-lo, experimentá-lo delicadamente até que esse traga a sensação almejada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?