DicasFree.com » Receita » Como cozinhar brócolis no vapor na panela elétrica

Como cozinhar brócolis no vapor na panela elétrica

Cozinhar vegetais no vapor da panela elétrica é uma opção muito eficiente para quem deseja ter economia e praticidade. Acesse nosso artigo e confira como realizar tal tarefa e descomplique a sua vida.

     

O brócolis é um alimento que deve fazer parte de qualquer dieta, pois é rico em fibras, vitaminas C, beta-caroteno e proteína. Cada porção de 100 gramas desse alimento contém apenas 35 calorias, além de conter minerais como o magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Como este é um alimento rico em nutrientes, ele ajuda no combate e prevenção de várias doenças, como o câncer, pressão arterial e doenças relacionadas ao coração, olhos e digestão.

Brócolis no vapor

Quando cozido no vapor fica delicioso, levando um aspecto suave ao paladar que é de dar água na boca. Por meio dessa técnica é possível conservar tanto o sabor como os nutrientes do alimento.

O cozimento consiste em um método bastante simples, onde a água é aquecida, mas somente o vapor é utilizado para que o vegetal seja cozido até ficar macio.

Brócolis.
(Foto: Reprodução)

Confira a seguir o passo a passo do processo:

  1. Comprando o brócolis

Na hora de comprar o brócolis, escolha a quantidade ideal para a porção que deseja preparar, podendo o alimento ser fresco ou congelado, fica a critério de quem for cozinhar.

Se preferir fresco esteja atento a cor do alimento, a qual deve ser verde escura na cabeça e verde claro no caule. Evite alimentos marrons ou queimados. Brócolis em embalagens também podem ser utilizados.

  1. Lave o brócolis

Passe todo o brócolis pela água utilizando os dedos para retirar sujeiras e resíduos que possam estar no alimento. Somente em caso de brócolis congelado, a lavagem é dispensada, pois o alimento já é lavado antes de ser congelado.

  1. Cortando o brócolis em pedaços

Para cortá-lo será necessário uma tábua e uma faca bem afiada. Procure fazer a separação dos ramos em pedaços bem modestos. Caso você prefira retire o caule com a mão.

Quando o brócolis é congelado costuma vir cortado, assim quando você abrir, confira se os pedaços estão do tamanho ideal, pois eles cozinharão de forma mais eficiente se estiverem cortados em tamanhos similares.

  1. Cozinhando o brócolis

O interessante da panela elétrica é que você pode cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto você coloca o arroz para cozinhar no compartimento extra que acompanha a panela, poderá colocar o brócolis, o qual cozinhará com o vapor da água que está sendo utilizada para cozinhar o arroz. Você também pode cozinhar o brócolis isoladamente, basta colocar água na panela.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?