DicasFree.com » Dinheiro » Como controlar as despesas mensais

Como controlar as despesas mensais

O grande incentivo ao consumismo e as facilidades de crédito acabam deixando pessoas no vermelho com relação as questões financeiras. Aprenda a se reeducar no mundo das compras.

     

Controle as despesas mensais com atitudes simples e racionais.

O mundo hoje é essencialmente consumista e a cada dia oferece coisas diferentes a serem compradas pelos consumidores. As compras excessivas acabam comprometendo o salário no fim do mês e afogando o consumidor em dívidas e crise financeira.

Se você em uma crise ou já se sente próximo a uma, existem alguns passos simples e eficazes que você pode adotar para te tirar dessa difícil situação e reeducar seus desejos de compra.

Primeiramente, é importante que você calcule o quanto gasta em refeições e lanches fora de casa. Geralmente, todos que fazem essa análise percebem que gastam uma quantidade absurda por mês só nessas coisas do dia a dia e que a maioria pode ser evitada. Estabeleça os lugares em que vai comer e e evite comprar coisas desnecessárias. Priorize apenas a necessidade nutricional e não as vontades que acabam encarecendo os lanches.

Em segundo lugar, analise a quantidade de dinheiro que você gasta no pagamento das contas importantes como água, luz, telefone, internet e etc. Sabendo a média desse valor, tente procurar planos de telefone e internet mais em conta por exemplo. Negociar  com as empresas é a melhor opção para garantir um bom preço e serviço de qualidade.

Em terceiro lugar, não compre por impulso ou por falsa necessidade. Comprar muitas coisas durante o mês só porque estão em promoção não significa ganho, mas sim gastos com coisa que talvez você nem use. Comprar muitas roupas todo mês também pode ser desnecessário. Dê uma olhada em seus objetos e roupas e reflita se é realmente necessário obter mais.

Em último lugar, evite os cartões de crédito. A disponibilidade de crédito faz-nos gastar mais por pensarmos que temos “mais dinheiro”. Enquanto estiver em crise ou não souber usar o cartão de crédito corretamente, não os use, evite-os completamente. Priorize as compras necessárias e as compras a vista e saiba usar os cartões de crédito como um recurso para facilitar só “o que você realmente pode comprar”.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?