DicasFree.com » Carro » Como conferir o óleo do carro?

Como conferir o óleo do carro?

Saiba neste artigo como conferir o óleo do motor de seu carro, entenda também porquê é tão importante usar o lubrificante na parte mecânica do veículo. Confira!

     

Acabou de comprar um carro e não tem a mínima ideia de como fazer para conferir o óleo? Pois bem, saiba que este composto serve para lubrificar a mecânica do veículo deixando também o motor macio em sua batida.

É importante entender que a falta de óleo pode comprometer o motor, isso significa grande prejuízo tanto para o carro quanto para o seu bolso. Portanto, jamais deixe o óleo no mínimo. Confira agora o passo a passo sobre como conferi-lo.

Verifique o nível antes de funcioná-lo pela primeira vez no dia, muitos motoristas tem o costume de verificar o óleo só quando abastecem. Isso é errado! Essa prática precisa ser (indispensavelmente) uma constante.

Com o motor frio, o motorista verá com precisão o nível do óleo. Basta utilizar a vareta e verificar se o nível se encontra entre o mínimo e o máximo. O óleo não pode estar muito abaixo e nem muito acima do recomendado, lembrando que em alguns modelos a vareta não indica os pontos onde o lubricante deve ou não estar. 

Verificar óleo.
(Foto: Reprodução)

Se estiver abaixo é bom completar com um lubrificante sintético, semi-sintético ou mineral. Mesmo que esteja medindo de forma correta não se assuste, é normal o óleo abaixar um litro ou mais.

A perda excessiva, porém, não é nada normal, isso pode indicar que o carro está com vazamentos. Para detectá-la temos algumas dicas, a primeira é ao abrir o capô, poderá ter uma espessa camada de fumaça – isso indica queima de óleo.

Já a segunda é um tipo de vazamento que pode estar ocorrendo no carter (reservatório de óleo), para saber se há ou não, basta colocar na garagem embaixo do veículo, um pedaço de papelão e testificar.

Por fim, é preciso estar atento quanto a troca. Caso o lubrificante apresente uma aparência grossa e de tonalidade escura, é porque está no momento da troca.

Observações

» Fique de olho na quilometragem.
» O óleo deve ser trocado a cada seis meses ou 15 mil quilômetros rodados.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?