DicasFree.com » Estudos » Como comprovar renda familiar no SISU?

Como comprovar renda familiar no SISU?

O Sisu é um processo para garantir o lugar do estudante público numa universidade. Para mais informações sobre tal o assunto acompanhe neste artigo e tire suas dúvidas em relação ao programa.

     

Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada. O mesmo, gerenciado pelo MEC, disponibiliza aos estudantes a chance de cursar uma faculdade, segundo a nota no Enem.  Há três maneiras de participar do programa, você poderá estar em primeira opção, segunda opção ou até mesmo entrar pra lista de espera.

Quando o candidato faz a  inscrição no programa ele tem direito á selecionar duas opções entre vagas disponibilizadas por universidades que participam do sistema. Dentre essas há três espécies diferentes categorias de vagas que o estudante deve escolher. Sendo tais:

Vagas de ampla concorrência

Vagas reservadas de acordo com a Lei 

Vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições

O Sisu é um importante auxiliar ao estudante

Sistema de Seleção Unificada (Foto: Divulgação)

Durante todo o processo, o estudante tem total direito de fazer as alterações que desejar no sistema. Quando houver o término do prazo, a última alteração será efetuada como válida. Ao final de todos esses processos, os candidatos são selecionados automaticamente pelo programa. Se você for selecionado, uma carta do MEC chegará em seu endereço.

Comprovar renda

Para comprovar renda, você precisará fazê-la de todos os residentes da casa. No caso de comprovação de pessoa jurídica, o processo é o mesmo. Toda a documentação deve ser apresentada juntamente com esse requerido comprovante. Podem ser alterados as formas de comprovação de família para família.

Documentos de assalariados:

 Três últimos contracheques

 Seis últimos contracheques (de comissões ou horas extras)

► Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil

► CTPS registrada e atualizada

Carnê do INSS com recolhimento em dia

► Extrato da conta vinculada do trabalhador 

 Extratos bancários dos últimos três meses

No caso de autônomos ou profissionais de outros cunhos, é necessário que você procure o site do Sisu (clique aqui) e entre em contato com o sistema. Para participar do programa, você precisa ter alguns requisitos básicos como o Ensino Médio completo, ter feito o Enem no ano anterior e a preferência é daqueles que tiveram ensino público durante toda a vida escolar.

Não há nenhuma taxa para participar do Sisu, a inscrição é feita apenas pela internet. Para o ano de 2014 as inscrições vão de 6 de janeiro de 2014 até dia 10 de janeiro de 2014. É considerado o horário de Brasília em todos os processos governamentais feitos através da internet.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?