DicasFree.com » Física » Como calcular a carga elétrica de uma residencia

Como calcular a carga elétrica de uma residencia

Calcular a carga elétrica de uma casa pode nos dar uma noção do consumo de energia. Aprenda como fazer esse calculo de forma fácil e eficiente.

     

Para saber ou ao menos especular o consumo energético de uma casa, muitas pessoas recorrem a cálculos baseados nos aparelhos eletrônicos que ficam ligados por mais tempo. O cálculo geralmente não é preciso, devido ao fato do consumo energético de um aparelho variar de acordo com suas funções e outros detalhes particulares.

Aprenda a determinar o consumo energético de sua residência

Aprenda a determinar o consumo energético de sua residência

Ainda assim, o cálculo da carga energética pode dar uma noção do consumo diário de um residência, além de elucidar quais aparelhos gastam mais energia que os outros.

Como fazer o cálculo

O procedimento é simples e pouco trabalhoso. Basta colher todos os dados necessários corretamente e ter uma calculadora em mãos para determinar a carga energética  utilizada em sua residência. Para facilitar, é melhor fazer todo o procedimento em watts-hora, ou seja, o consumo energético em watts em cada hora.

Faça uma lista de todos os aparelhos eletrônicos utilizados quotidianamente em sua casa. Dê preferência aos que fiquem ligados por mais tempo como geladeiras, ventiladores, ar condicionado, entre outros. Se puder, faça também a lista dos eletrônicos menores como notebooks, celulares, aparelhos de som.

Localizado geralmente na parte da traseira dos produtos eletrônicos ou no manual de instrução, está a potência energética do produto. Essa potência estará descrita em Watts. Anote a potência de todos os produtos separadamente.

Agora, multiplique a potência de cada produto pelo tempo em horas que ele fica ligado em sua casa. Por exemplo:uma geladeira tem potência de 127 watts e fica ligada por 24 horas todos os dias. Então, 127 x 24 = 3048 watts-hora.

Feito isso em todos os aparelhos, some todas as informações watts-hora que conseguiu reunir e divida tudo por 1000 para ter o resultado final em quilowatts-hora. Aí está o resultado do consumo energético de sua residência.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?