DicasFree.com » Variados » Como aumentar a motivação dos alunos

Como aumentar a motivação dos alunos

Se você deseja motivar seus alunos e radicalizar (pra melhor) suas aulas. Acompanhe este artigo e descubra o que fazer para melhorar seu desempenho em sala de aula, melhorando o aprendizado de todos.

     

Motivação dos alunos

Motivar alunos é uma das tarefas mais difíceis que ficam sob responsabilidade do educador. Alguns ficam desesperados por não saber o que fazer para transmitir segurança e captar o interesse de uma classe inteira. As vezes, os estudantes estão tão acostumados com a rotina, que se cansam.

Dúvidas frequentes - falta de motivação (Foto: Divulgação)

Dúvidas frequentes – falta de motivação (Foto: Divulgação)

Antes mesmo de ser passado o conteúdo, eles se sentem exaustos e sem nenhum ânimo para aprender. A tarefa de motivação entra aí, e precisa ser disponibilizada pelo professor. Alfabetizar não é só dar aula e sim, fazer com que eles entendam e principalmente gostem do assunto em questão.

Dicas

01 – Antes de mais nada, saiba que encher o quadro de matérias ou passar 100 exercícios, não mudará a sua aula em nada. A quantidade de exercícios não influencia na qualidade de uma aula. Entendendo isso, você começará a elaborar aulas práticas, inteligentes e completamente motivadoras.

02 – Não se esqueça que será necessário ter tempo para elaborar suas aulas. Retire um dia inteiro da semana e passe sobre uma mesa elaborando as aulas que dará. Se você tem muitas, utilize o mesmo método em todas, será novidade para eles e a motivação estará presente, passe tempo calculando o que irá fazer.

03 – Aproveite as ideias dos seus alunos. Ao contrário do que muitos pensam, ser professor não é estar sempre certo e com razão. Você pode ouvir as sugestões dos seus alunos, pedir opiniões, aceitar o que eles trouxerem. Lembre sempre que trocar ideias para melhor o rendimento de todos, é a melhor alternativa.

04 – Os recursos digitais são aliados. Procure fazer desafios, fazer uma tarde de fotografia, utilizar filmes atuais para explicar trabalhos em classe e tudo que puder utilizar internet e até mesmo os smartphones, que estão tão em alta ultimamente. Troque e-mails e tire dúvidas a qualquer hora!

05 – Seja divertido. Os alunos sempre se dão melhor com aqueles professores que socializam, brincam, conversam e até riem com eles.  Estão sempre procurando amigos e não professores. Quando encontram é uma verdadeira festa e você ainda faz com que eles aprendam muito.

Tente esses métodos e descubra como suas aulas poderão ficar cada dia melhores. Ter uma boa convivência com alunos faz parte do processo de aprendizado de cada um deles e do seu. Os professores também devem aprender com seus alunos e ambos se tornarem ainda mais sábios.

Aumento de atenção nos alunos

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?