DicasFree.com » Alimentos » Como armazenar alimentos com segurança

Como armazenar alimentos com segurança

Aprenda neste artigo a armazenar os alimentos com segurança, evitando contaminações e protegendo sua família.

     

O dia-a-dia corrido que a maioria dos brasileiros enfrentam acaba por propiciar o contato com diversos perigos pela rua. Quando se trata de alimentos, o almoço diário em um restaurante, o salgado na estufa da padaria, o lanche na barraca do cachorro quente, podem ser nocivos dependendo da forma com que foram armazenados pelos comerciantes.

Para eles, existe a vigilância sanitária, mas para nós, no conforto de casa, é necessário estar atento e saber o que fazer em cada situação para armazenar alimentos com eficiência e higiene, garantindo o mínimo de riscos possíveis à família. Como é de costume em muitas famílias no país, congelar alimentos para semana, armazenar na geladeira, pode ser muito simples com algumas dicas.

Aprenda a armazenar diversos tipos de alimentos. ( Foto: Reprodução)

Feijão – como armazenar?

O feijão faz parte da alimentação básica do brasileiro mas possui um problema: sua demora no preparo. Nem sempre temos tempo para fazer feijão todos os dias, portanto, o ideal é fazer uma boa quantidade e consumi-la no decorrer da semana. Para armazenar o feijão já cozido, pode congela-lo. Nesse caso, a dica é distribuir a quantidade em vários potes menores, dessa forma, durará a semana inteira. Quando apenas quer conserva-lo de um dia para o outro, recomenda-se armazenar em um vasilhame com tampa na geladeira por no máximo três dias.

Ovos – temperatura ambiente ou refrigerado?

Muitas pessoas tem dúvidas nesse tópico, afinal, quando compramos os ovos eles estão expostos em temperatura ambiente. É importante saber que quando refrigeramos um alimento, ele tende a durar mais tempo. Com os ovos não é diferente. Basta coloca-los com a própria embalagem na geladeira (evite aqueles lugares para ovos na porta da geladeira). Lave-os apenas na hora do uso.

Carnes e peixes

Quem não gosta de carne, não é? Para armazena-la, no caso de congelar, recomenda-se cortar a peça em vários pedaços (como se cada pedaço fosse uma refeição) e armazenar no congelador por uma semana, dependendo da carne. Para os peixes pode-se dizer o mesmo. Em ambos os casos quando já cozidos ou preparados, recomenda-se armazenar por no máximo 24 horas.

Legumes e frutas

As verduras de folha devem ser armazenadas em refrigeração por no máximo três dias. Já outros legumes e frutas podem ser armazenados em temperatura ambiente, em lugares limpos, sem necessidade de plásticos ou papéis alumínio. No caso de guardar uma fruta pela metade, o mais recomendado é armazenar em um vasilhame de vidro com tampa na geladeira

E as sobras do almoço ou do jantar?

O ideal é separar os alimentos e mante-los na geladeira em potes individuais por um dia. Se a pressa for maior, pode colocar a panela com os alimentos na geladeira, contanto que esteja tampada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?