DicasFree.com » Plantas » Como aproveitar as terras para agricultura e pecuária

Como aproveitar as terras para agricultura e pecuária

Existem métodos que substituem os convencionais agrotóxicos e soluções hormonais em detrimento da melhor qualidade alimentícia. Clique e saiba mais sobre o assunto.

     

A utilização de agrotóxicos, além de não contribuir na qualidade do produto ainda agride o solo e rios próximos.

Atualmente, há uma grande preocupação com os cuidados ao meio ambiente e a utilização de produtos químicos nas plantações e animais. As altas demandas de produção obrigam os agricultores a procurarem formas de aumentar a produção para cumprir quantidades cada vez maiores. As opções encontradas por esses agricultores geralmente são os agrotóxicos e na área da pecuária, a utilização de hormônios e rações especiais para o crescimento desenfreado dos animais.

Esses métodos foram com o tempo associados a má qualidade alimentícia e os agricultores e criadores de animais tem se esforçado para não utilizar desses meios e vender produtos saudáveis.

As opções encontradas para substituir esses métodos são simples e ainda protegem o meio ambiente da degradação por produtos químicos.

Recomenda-se que utilize fertilizantes orgânicos nas plantações. Essa prática aumenta o tempo de uso da terra e garante que essa não se desgaste completamente. As queimadas no intervalo de um tipo de plantação para o outro não são recomendadas. Além de destruir todos os nutrientes que estavam acima do solo, diminui o tempo de uso do solo, deixando a qualidade da plantação inferior a cada queimada.

Em regiões chuvosas, deve se aproveitar esse potencial hídrico criando esquemas de irrigação natural. Já nas regiões de pouco potencial hídrico a alternativa é investir na irrigação artificial.

A criação de pasto (sem nenhum tipo de produto químico) para alimentação do gado é de fundamental importância para o desenvolvimento saudável do gado e evita o stress no animal. Pode ser alimentado com o pasto e com ração, desde que evite aplicações hormonais para acelerar o crescimento. Essas medidas findam em uma carne de melhor qualidade e menos riscos a quem as consumir.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?