DicasFree.com » Doença » Como aliviar a disenteria

Como aliviar a disenteria

A pessoa precisa manter hábitos de higiene adequada, lavar as mãos, os alimentos, e manter uma limpeza considerável em casa, para que não apareceram infecções por causa de bactérias, ou até mesmo por meio da amebas que podem causa a disenteria.

     

A disenteria é um tipo de diarreia causada por alguma doença. Uma infecção que acomete o intestino grosso, causando diversas complicações. Dentre elas pode ser citado a diarreia, as dores abdominais, cólicas, febre, mal estar e alguns episódios de vômitos.

Existem dois tipos de disenteria:

  • Disenteria bacteriana – causada por bactérias, sendo que a mais comum é do gênero Shigella. A contaminação se dá através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
  • Disenteria amebiana – causada por uma ameba parasita chamada de Entamoeba histolytica. A infecção se dá também através da ingestão de alimentos ou com contato oral com objetos contaminados pelas pequeninas amebas.

O tratamento é realizado por meio da utilização de antibióticos, e/ou através de medicação específica. Quando chega a atingir o fígado, pode ser preciso que seja feito um procedimento cirúrgico.

A prevenção dessa doença pode ser feita através de cuidados com a limpeza do ambiente, o saneamento básico, a higiene pessoal, e principalmente com ter higiene ao tratar dos alimentos e também com a água utilizada.

        

Para diminuir os sintomas, é recomendável a constante ingestão de água, para que não tenha desidratação, ingerir sucos de frutas não laxativas e tomar chás de ervas claras, sem açúcar. Lembrando que se estiver muito avançada a disenteria, é preciso ir diretamente consultar com um médico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?