DicasFree.com » Questões Sociais » Como ajudar um dependente químico

Como ajudar um dependente químico

Saiba o que fazer para ajudar uma pessoa que se encontra nessa difícil situação. Atualmente o número de dependentes químicos vem aumento em todos os segmentos e classes sociais.

     

Um dos maiores problemas urbanos encontrados nas principais cidades do mundo é a dos dependentes químicos. Esse fato acaba por inutilizar e debilitar a pessoa totalmente a qualquer atividade trabalhista ou até mesmo social dependendo do estados em que se encontra.

Dependente químico tratamento são paulo

Dependente químico

As drogas ilícitas são as principais causas da dependência e seus efeitos destrutivos, porém entorpecentes lícitos como bebidas alcoólicas e o tabaco podem causar estragos sociais e na saúde do indivíduo, podendo até mesmo afasta-lo do trabalho, família e amigos.

O que fazer?

Um dependente químico geralmente se sente sozinho. Nos casos mais intensos, o objetivo de vida da pessoa é alimentar seu vício, não por vadiagem ou coisa parecida, mas por medo do que pode acontecer, para encobrir outros sintomas – que geralmente aparecem após o efeito alucinógeno da substância – ou por se sentir atraído compulsivamente.

O primeiro passo é entender que a pessoa está doente e que precisa de tratamento adequado e médico. Muitas vezes, familiares se afastam e abandonam os indivíduos dependentes, porém essa não é a melhor coisa a fazer, visto que essa atitude possibilita que a pessoa tenha um contato maior com o consumo das substâncias e muitas vezes acabe se metendo em confusões com traficantes caso seja ilícito.

Busque um tratamento

Procure em sua cidade ou no local mais próximo algum centro de recuperação de dependentes químicos. Esses locais são a melhor ajuda que uma pessoa nesse estado pode ter, pois serão realizados tratamentos para livra-los da dependência e controlar a abstinência, além de tratamento psicológico adequado.

Para isso, você deve convencer a pessoa de que ela está doente e precisa de tratamento. Precisa convence-la de que todos a amam e que todos desejam que ela volte recuperada e livre de qualquer vício. O dependente precisa perceber que não está sozinho e que a recuperação é o melhor caminho.

Uma boa opção é utilizar da religião para conseguir com que ele se convença. Muitos grupos religiosos específicos a esse fim tem trabalhos importantes e funcionais, conseguindo resgatar muitos dependentes químicos das ruas. Seja criativo e procure as melhores formas de recuperar seu ente querido.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?