DicasFree.com » Saúde » Com a menstruação atrasada e teste de gravidez negativo?

Com a menstruação atrasada e teste de gravidez negativo?

Veja no artigo as causas possíveis que podem provocar o atraso da menstruação, principalmente para resultado negativo do teste de gravidez.

     

O sistema de reprodução da mulher possui uma série de processos que ao longo de sua fase reprodutiva, podem apresentar algumas alteração, uma vez que o nível de hormônios podem influenciar em seu funcionamento. Ao ter o seu primeiro ciclo menstrual, que geralmente ocorre entre 12 e 15 anos de idade, o corpo feminino já demonstra a condição de possuir um organismo capaz de gerar um feto.

O fluxo menstrual, por sua vez, indica que o óvulo produzido durante o restante do mês e liberado por um dos ovários não foi fecundado, o que demonstra claramente que não aconteceu uma concepção. Do contrário, a mulher estaria na condição de gestante e possivelmente não teria no próximo mês a ocorrência do fluxo menstrual. Baseando-se nisso, muitas pessoas acreditam que um atraso da menstruação está diretamente ligada a gravidez.

 teste de gravidez

Alterações hormonais e problemas psicológicos também podem causar atraso do fluxo menstrual.

Em termos pode se afirmar esse pensamento, mas é preciso levar em consideração outros detalhes, como a prática de relação íntima sem proteção. Se houver acontecido esse fato, e o fluxo realmente estiver atrasado, é preciso ainda ter comprovação científica, através dos testes de gravidez, seja de farmácia ou exame laboratorial de sangue. Lembrando que o exame de sangue possui maior precisão quanto ao resultado, mas somente se houver atraso do fluxo de aproximadamente 10 a 15 dias.

Realizando os exames e obter um resultado negativo sobre a possibilidade de uma gravidez mesmo nas condições citadas acima, o atraso pode ser proveniente de outros fatores, entre eles estão – níveis altos de estresse, excesso de atividade física, má alimentação, alterações hormonais de diferente causas e o uso de alguns medicamentos. Neste último caso, acontece com maior evidência com as mulheres que utilizam contraceptivos orais ou para tratamento de depressão.

Em casos muito raros, o atraso pode ser resultado da presença de cistos no ovário e até mesmo de tumores, causadas por doenças mais graves, e ainda pode ter relação com infecções urinárias mais intensas. A única solução para ter o conhecimento da causa de atraso no fluxo, está na realização dos exames e a consulta clínica com o médico especialista, profissional este que irá apresentar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento possível em cada caso.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?