DicasFree.com » História » Colonização Mercantilista no Brasil

Colonização Mercantilista no Brasil

Para saber mais informações sobre o mercantilismo no Brasil e como a colonização esteve presente, acompanhe este artigo.

     

Colonização Mercantilista no Brasil

Tudo começou quando a palavra mercantilismo foi usada por economistas alemães. Isso ocorreu por volta do século XIX. O mercantilismo teve como principal objetivo, ser aplicado a um conjunto já antigo de práticas que haviam se tornado curiosamente ultrapassadas.

Esse mesmo conjunto de práticas, demonstrou uma grande ausência de um específico plano pré-concebido, relacionado exclusivamente com a política econômica. Na América, a disputa ocorreu pelos países europeus, por volta dos séculos de XVI e XVIII.

Todas as fatias que estavam apostos eram de maneira intensas disputadas. Tudo isso, porque a necessidade de ampliação da Europa era algo quase incontrolável pela política e governo. Desta maneira, tudo se manteria como colônias e seria mais fácil e menos civilizado a liderança.

A Europa pensava somente na riqueza que isso lhe proporcionaria, melhorando cada vez mais as condições do mesmo. Contudo, não era somente essa que tinha interesse em tal processo. O ouro e a prata circulavam normalmente em forma de moedas ou até mesmo nos cofres de reis.

As caravelas eram as formas de chegada das embarcações portuguesas ao Brasil

Caravelas (Foto: Reprodução)

Tudo isso se devia ao Novo Mundo. O mesmo processo ocorreu no Brasil, por volta dos séculos de XVI e XIX. A economia nesse período deslanchou de forma única, fazendo com que as colonizações presentes no país fossem ainda mais diversificadas, contabilizando atividades diferentes.

A metrópole portuguesa era a principal motivadora de todo o processo, controlando toda a produção feita em solos brasileiros. Tudo isso acontecia através de um grupo de práticas mercantilistas. Esses eram exclusivamente responsáveis pela riqueza da colônia para a Metrópole.

O mercantilismo tinha como obrigação ligar o capitalismo comercial ao absolutismo político. O problema é que isso era feito de maneira grosseira e nada amigável. A intenção era dobrar a produção e maximizar os lucros. Hoje, sabemos que o colonialismo é uma face do mercantilismo apenas.

O Brasil foi um plano secundário de Portugal, antes dele, as investidas ocorreram na Índia e África. Somente por volta do ano de 1530 é que foram estabelecidas as primeiras experiências concretas de colonizadores em território brasileiro. Desde então, alguns períodos foram passados pelo país, até se tornar a potência que é hoje.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?