DicasFree.com » Doença » Cisto Dermoide

Cisto Dermoide

O Cisto Dermoide é uma condição relativamente rara e que pode ser benigno ou maligno dependendo do caso. Saiba mais sobre o assunto aqui no Dicas Free.

     

O código genético humano é sem dúvidas uma das estruturas mais complexas estudadas pela ciência. Contendo todas as informações que determinam os mínimos detalhes da aparência física e até dos traços emocionais do indivíduo, essa longa fita de DNA pode conter “erros” em sua formação, o que pode comprometer o estado físico de várias formas.

Esses “erros” são comumente chamados de mutações, ou seja, alterações ou mudanças inesperadas na formação do código genético que retirem o indivíduo da condição de “normalidade”. Apesar desses termos serem um tanto problemáticos, é importante salientar como a sociedade vê as pessoas com essa quadro médico.

Cisto Dermoide

Cisto Dermoide

Uma dessas alterações de proporcionam mudanças no estado físico do indivíduo é o Cisto Dermoide. Esse tipo de tumor pode comprometer a mobilidade e até causar riscos maiores a saúde.

Cisto Dermoide – o que é?

É considerado uma teratoma cístico, de vido a uma particularidade em questão. O Cisto Dermoide é fruto de mutação genética e já nasce no paciente na principalmente na parte externa (pele), podendo desenvolver pelos, poros, tecidos variados, ossos, unhas, gordura, sangue, entre outros.

Os cistos dermoides são localizados comumente na lateral próxima a sobrancelha, nas narinas, mais especificadamente nos seios paranasais, nos ovários (podendo ocasionar torções, inflamações e até inutilização do órgão em casos mais raros, causando principalmente a infertilidade) e na coluna vertebral, vértebras torácicas.

Tratamento

Não existe nenhum tratamento para o Cisto Dermoide, o que é recomendado em todo o caso é a remoção de todo o tecido cístico, de preferência sem extirpar seu conteúdo. Os exames são feitos na maior parte das vezes por toque para constatar um diagnóstico, porém, radiografias e outros exames podem ser feitos em alguns casos para conferir a ligação com algum outro tecido.

A cirurgia para a remoção não é muito complicada e na maioria das vezes apresenta a remoção de 100% do cisto e uma recuperação tranquila por parte dos pacientes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?