DicasFree.com » Escolar » Chuva de meteoros e eclipse

Chuva de meteoros e eclipse

Vários eventos astronômicos acontecem durante todos os anos, alguns raros outros mais frequentes. Muitos desses eventos podem ser vistos a olho nu de nosso planeta, como os meteoros e os eclipses.

     

Por milhares de anos, a humanidade encarou os eventos astronômicos de diversas formas possíveis. Seja como sinais religiosos e divinos, ou presságios de boas colheitas que virão, esses eventos foram catalogados e relatados por diversas pessoas em desenhos e textos escritos.

Algumas culturas eram até capazes de prever os dias e as horas que esses eventos iriam acontecer, algo visto até hoje nos calendários maias e também de outras culturas indígenas nos continentes americanos. Os eventos mais icônicos nesse caso, eram os eclipses solares e lunares. Outro evento muito testemunhado também durante a história foram as chuvas de meteoros.

Chuvas de Meteoros

O evento astronômico da chuva de meteoros geralmente ocorre anualmente e pode ser visto em diferentes lugares do mundo. Esse fenômeno acontece quando um corpo celeste adentra na atmosfera da Terra e dele se desprendem milhares de detritos que se desintegram em combustão enquanto caem.

Chuva de Meteoros em 2011

Chuva de Meteoros em 2011

Esses detritos costumam ser muito pequenos e por isso não representam riscos físicos aos habitantes de nosso planeta. Apesar de ser algo comum, a chuva de meteoros é um dos poucos eventos astronômicos que podem ser observado a olho nu, mesmo levando em consideração as nuvens e poluição luminosa que possa dificultar a observação do fenômeno.

Os primeiros relatos da chuva de Perseidas, uma das mais conhecidas e observadas todos os anos, datam do ano 36 d. C. por chineses. Outras importantes observações com registros até mesmo em desenhos puderam ser feitas no ano de 1833, por exemplo.

Eclipse

Os eclipses acontecem quando um planeta ou qualquer outro corpo estelar entra na sombra de outro, causando o efeito de “fechamento” ou “encobrimento” do primeiro para com o segundo. Quando falamos de eclipses aqui na Terra e na história do homem, estamos falando de eclipse solar ou eclipse lunar.

Eclipse Solar

Eclipse Solar

O eclipse lunar acontece quando a lua fica coberta pela sombra da Terra. Isso acontece em determinada época do ano, onde a terra fica na posição favorável que para luz do sol venha em ângulo correta para o evento. Nessa perspectiva, tem-se a impressão que a escuridão se apossa da lua.

O eclipse solar acontece quando a lua fica em posição favorável a interceptar a luz do sol na Terra. Nessas condições, a impressão que se tem é de que o sol está sendo “apagado” por algo. Porém, o eclipse solar inteiro só pode ser visto em uma pequena faixa na Terra, dependendo das condições. Apesar disso, grande parte do planeta pode observar o eclipse parcial.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?