DicasFree.com » Saúde » Chorar pode dar dor de cabeça

Chorar pode dar dor de cabeça

Sente muita dor de cabeça depois que chora? Neste artigo, você descobrirá o que ocasiona a dor de cabeça, após o choro. Além disso, entenderá o que motiva o nosso choro. Fique por dentro e saiba como evitar a dor de cabeça.

     

Não é incomum pessoas sentirem dor de cabeça, após chorarem bastante. Geralmente o choro é acarretado por algum estresse ou tristeza. Sendo assim, compreenda que quando choramos, o cérebro envia aos canais lacrimais a formação de lágrimas, logo, é liberado hormônios do estresse no corpo, ocasionando tensão ou dor de cabeça.

Além disso, os hormônios liberados podem causar mudanças na serotonina e endorfinas, provocando não só dor de cabeça, mas também tensão nas mandíbulas e em outros músculos. O pior tipo de dor de cabeça que pode ser ocasionada pelo choro é a enxaqueca, pois os sintomas são mais graves, como náuseas, tonturas e distúrbios visuais.

Sintomas da dor de cabeça após chorar:

• Dor maçante
• Pressão na testa e ao redor da cabeça
• Sensibilidade no couro cabeludo
• Tensão no couro cabeludo, pescoço e ombros
• Impressão de dor no estômago

Os sintomas da dor de cabeça ocasionadas por choro, só surgirá após estresse, depressão ou em situações negativas, pois o choro ocasionado por alguma situação de alegria, não propicia tensão muscular, nem mesmo instiga os hormônios liberados por emoções negativas.

Dicas para prevenir a dor de cabeça após o choro

• Respire fundo
• Espreguice
• Estique o pescoço e os ombros
• Beba bastante água, após o choro

Entenda que chorar, por mais que cause dor de cabeça, é uma forma também de amenizar o estresse. Porém, se perceber que as dores de cabeça são constante por conta do choro excessivo, é imprescindível procurar ajuda médica, pois os sintomas podem ser de depressão ou transtorno de ansiedade.

Por que choramos?

Choramos por motivos emocionais, que podem ser positivo ou negativo. Choramos por alegria ou dor, vitória ou derrota, heroísmo ou fraqueza. Tudo dependerá do momento e dos motivos que acarretaram o choro.

Sabendo-se disso, lágrimas são gotas produzidas pela glândula lacrimal, concebidas por uma película de gordura, profunda, que contém água, localizada sobre um filete de muco. As lágrimas são lubrificantes ou basais, que auxiliam para umedecer, nutrir e limpar a córnea, sendo produzidas por mais ou menos um ou dois microlitros por minuto.

Porém, a função das lágrimas lubrificantes é proteger, por exemplo, dos reflexos ou ciscos. Já as lágrimas emocionais não possuem benefício para as córneas ou superfície ocular, a não ser para expressar os sentimentos.

Compreenda que as lágrimas lubrificantes, cumprem a função fisiológica de proteger os olhos, logo, agem no intuito de proteger que o globo ocular resseque, ajudando também na retirada de impurezas.

DICA FREE:

• Sempre que a dor de cabeça persistir, tome um analgésico com água
• Lembre-se que se a dor de cabeça é ocorrida com frequência, será necessário buscar um especialista que irá prescrever medicamentos especiais para finalizar o choro frequente e a solucionar os motivos emocionais que levam ao choro.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?