DicasFree.com » Saúde » Chiclete estraga os dentes

Chiclete estraga os dentes

As gomas de mascar são doces que contém em sua maioria, altas taxas de açúcar e outras substâncias. Clique e saiba se os chicletes fazem mal a saúde bucal.

     

Gomas de mascar coloridas.

Muito se fala sobre os possíveis malefícios que produtos dotados de açúcar e outras substâncias causam nos dentes e na saúde bucal em geral. No caso de muitos alimentos –  principalmente doces – a concentração de açúcar pode sim resultar no aparecimento de cáries que comprometem a integridade dos dentes e causam infecções na boca. porém, quando se fala de gomas de mascar, a conversa é diferente.

Os riscos exagerados da goma de mascar para a saúde bucal são considerados pelos dentistas um mito cultural. Mesmo as gomas de mascas que possuem açúcar em sua fórmula, a permanência dos resíduos de açúcar e demais substâncias do produto podem ser facilmente retiradas mediante a higiene oral, dispensando o surgimento de cáries.

O que muitos não sabe, é que mascar essas gomas coloridas pode até ajudar na saúde bucal. Os movimentos repetitivos estimulam a produção de saliva. A saliva auxilia no controle do ph da boca, na higiene na boca auxiliando de forma preventiva as infecções, no tratamento dos tecidos da boca, limpeza dos dentes e evitando o mau hálito.

Para todos os efeitos, manter higienização regular da boca pode prevenir a formação de cáries e infecções de  quase toda natureza. O mal que a goma de mascar mais se associa, é o de “enganar” o estômago. Os movimentos de mastigação fazem parte do processo digestivo e avisam ao estômago que algo está por vir. O estômago libera o sulco gástrico e como nada vem – a pessoa não está ingerindo nenhum tipo de alimento – essa substância ácida torna-se nociva, podendo causar úlceras e gastrite a longo prazo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?