DicasFree.com » Alimentos » Chia, Semente e seus Benefícios: Como usar e nutrientes

Chia, Semente e seus Benefícios: Como usar e nutrientes

Confira mais sobre as sementes de Chia e seus benefícios ao corpo humano. Há no mundo alimentos dos mais variados e que possuem alto poder nutricional.

     

Originária das regiões do atual México e Colômbia, as sementes de chia são utilizadas a mais de dois mil anos pelas civilizações pré cabralinas que certamente sabiam de seus benefícios ao correto funcionamento do corpo.

Atualmente, a semente de chia pode ser encontrada em casas de alimentação nutricional a preços não muito salgados. Porém, todo preço vale a quantidade de benefícios que esse curioso alimento traz aos seres humanos.

Sementes de Chia

Sementes de Chia

Nutrientes da Semente de Chia

A semente de Chia é surpreendentemente rica em diversos nutrientes importantes para nossa alimentação e manutenção do corpo. Confira abaixo algumas informações:

  • Rica em antioxidantes
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco
  • Cobre
  • Potássio
  • Vitaminas do Complexo B
  • Proteínas
  • Fibras solúveis e insolúveis
  • Ômega 3

Benefícios da Chia

Como você pode observar, as sementes de Chia impressionam pela quantidade de nutrientes. A porcentagem desses nutrientes também estão dispostas em quantidades surpreendentes, fato que acaba tornando-a um alimento multifuncional.

A ação antioxidante do consumo da semente fortalecem o corpo e impede a ação de diversas doenças. O importante combinação de cálcio e magnésio nas quantidades da semente contribuem para  tratamento e prevenção de doenças ósseas como a osteoporose.

As fibras insolúveis contribuem para a regulação e limpeza do intestino, aumentando a imunidade do corpo e diminuindo a absorção de glicose, fatores que além de aliviar a prisão de ventre ainda ajudam no tratamento do Diabetes tipo 2.

As fibras solúveis causa um efeito de saciedade da fome por muito mais tempo no estômago, o que contribui muito para o emagrecimento saudável do indivíduo. A presença do ômega 3 na semente contribui para o combate a hipertensão e o mau colesterol.

A presença do ferro, das proteínas e das vitaminas do complexo B ajudam significativamente contra a  anemia, a fadiga, contribui para a aquisição energética e são ótimos para reconstrução muscular.

Como consumir

Consumir a Chia é muito fácil pois a semente não possui cheiro nem sabor característico. Sendo assim, é possível mistura-las a receitas de pães e bolos, patês, iogurte, cereais, entre outros.

Pode-se consumir também junto com a comida pois ela também é de fácil mastigação. Recomenda-se consumir cerca de duas colheres de sopa por dia da semente em uma dieta balanceada e sem exageros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?