DicasFree.com » Doença » Celulite Infecciosa

Celulite Infecciosa

Existem celulites de dois tipos, que possuem grandes diferenças, a mais comum não causa danos à saúde, somente afeta a estética corporal, já a segunda celulite, denominada infecciosa, pode ser letal caso não seja diagnosticada e tratada corretamente.

     

Quando o tecido gorduroso que fica sob a pele sofre alterações, juntamente com as fibras de colágeno,  criam as indesejáveis celulites. Que podem ser provocadas por diferentes fatores, entre eles está a alimentação inadequada, com consumo excessivo de gordura saturada e níveis elevados de açúcar. Também pode ter como determinante a circulação sanguínea, aumento hormonal e até mesmo a predisposição genética.

A celulite deve ser tratada quando a mesma estiver em grau muito elevado, pois à longo prazo, poderá acumular toxinas no organismo.

A maior característica da celulite são as ondulações e irregularidades sob a pele que se assemelham com a casca da laranja, ou até mesmo com a estrutura de um colchão. As regiões que mais sofrem com o aparecimento da celulite são coxa, glúteos, abdômen e braços. O grande prejuízo que causa adquirir celulite é por desequilibrar o aspecto estético do corpo, um das maiores preocupações entre as mulheres, mas de acordo com os médicos não causam danos representativos à saúde.

No entanto é preciso identificar as causas, pois se for o caso de má alimentação, pode acarretar outros problemas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. O tratamento consta no uso de cremes específicos e uso de aparelhos com radiofrequência e drenagem, além de outras opções tecnológicas oferecidas por profissionais da estética.

Febre, dor loca e inflamação dos gânglios linfáticos também são sintomas da celulite infecciosa.

Além da celulite comum, existe a celulite infecciosa, que ao contrário da outra é bastante grave. Essa doença acontece quando há inflamação do tecido subcutâneo, provocada por diferentes bactérias. As bactérias podem adentrar o organismo através de um picada de inseto, ferida, ou qualquer arranhão, geralmente atingindo pernas, pés e o rosto. Neste último caso, a celulite infecciosa pode levar a pessoa a ter meningite ou lesão nos olhos.

A celulite infecciosa costuma se manifestar com dolorosas bolhas, capazes de provocar necrose do tecido até que se rompam, também causa dor no corpo, inchaço local, manchas no local afetado, ardência e deixam as áreas do corpo avermelhadas.

A maior preocupação quando se diagnostica a celulite infecciosa, é que a mesma tenha condições de provocar um infecção generalizada, o que pode ser letal para uma pessoa. Tanto homens quanto mulheres, isso em qualquer idade, podem adquirir a doença, mas aquelas com baixa imunidade possuem maior probabilidade. O tratamento deve ser feito logo que é descoberto a infecção, com uso de antibióticos e acompanhamento médico com a realização de vários exames para a detecção da bactéria.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?