DicasFree.com » Biologia » Célula responsável pelo transporte de oxigênio

Célula responsável pelo transporte de oxigênio

Há células responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo, estas também executam demais funções. Para mais informações sobre o assunto, confira no artigo a seguir.

     

Célula responsável pelo transporte oxigênio

O processo de transporte de oxigênio é feito numa sucessão de procedimentos. Além do oxigênio é possível transportar uma pequena porcentagem de gás carbônico, passado exclusivamente pela hemoglobina. O mesmo funciona de maneira com que as hemácias (células transmissoras) passem fazendo a transmissão de oxigênio.

Essas geralmente são estocadas no baço, tendo duas principais funções: liberar hemácias novas e saudáveis e fazer a destruição de hemácias velhas, isso dentro da hemoglobina. A hemoglobina também é responsável pela coloração das células, chamadas de células vermelhas, pois estão presente no citoplasma.

As hemácias (células transmissoras) possuem característica anucleadas e estão em formato bicôncavos. A estimativa que se tem é que, em cada milímetro de sangue encontrado no corpo humano, contenha cerca de 5 mil hemácias. Todas fazendo parte de uma unidade morfológica do sangue.

Há estudiosos que deram-lhe os nomes de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Já para a hemoglobina o nome dado foi globulinas. O oxigênio transportado deve chegar sem interrupções  aos tecidos. Esses mesmos glóbulos vermelhos vivem apenas 120 dias.

Depois disso o processo de renovação é feito. Sendo responsáveis pela coloração aparente do sangue, sua principal característica é a osmolaridade de membranas. Dentro dessas células é que está o ferro do nosso corpo, bem como o nosso DNA.

Podem conter algumas diferenças em animais e seres humanos, contudo, ela  possui os mesmos traços em todos os mamíferos.

Especificações

As hemácias são glóbulos vermelhos responsáveis pela transmissão do oxigênio pelo sangue

Hemácias (Foto: Reprodução)

Elementos/Características – Hemácias.

Forma – Discoidal.

Tamanho – 7 a 8.

Número – 4,5 a 5,5 milhões/mm3.

Núcleo – Não há.

Citoplasma – Homogêneo com hemoglobina.

Grânulos – Não há.

Coloração usual – Rósea. 

Os valores eritrócitos, hemoglobina e hematócritos podem ser alterados de acordo com a idade, gravidez e sexo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?