DicasFree.com » Biologia » Célula animal e célula vegetal diferenças e resumo escolar

Célula animal e célula vegetal diferenças e resumo escolar

Existe apenas uma significativa diferença entre células animais e vegetais. Veja através desse artigo e saiba mais detalhes sobre cada uma delas e suas determinadas funções.

     

Célula Animal

A célula animal possui um núcleo como as demais células. Dentro deste, encontraremos todo o material genético responsável pela formação do animal. É automaticamente separado do citoplasma por uma carioteca. Encontraremos outras estruturas, também, presentes no  citoplasma.

As células procarióticas podem ser observadas em um citoplasma que está localizada na membrana plasmática, constituído por um citosol. Dentro deste, encontraremos íons.

Célula Vegetal

Já a célula vegetal há pequenas diferenças da célula animal. Nela é possível observar a parede celular e os cloroplastos. Quando chegam a fase adulta, podem apresentar diferenças nítidas e bem concretas. Sua estrutura central é a parte que mais se difere em uma célula animal.

Para entender melhor, teremos que imaginar cada parte da célula composta por: parede celular e um protoplasto (composto por citoplasma). A limitação ocorre até a membrana plasmática, contendo organelas, estruturas não membranosas e sistemas de membranas. Geralmente o citoplasma está em movimento.

Veja aqui as diferenças entre as células animal e vegetal

Célula Animal e Vegetal (Foto: Divulgação)

Diferenças

Como bem sabemos, as células são partes fundamentais para a sobrevivência de um ser vivo. Basicamente, todas as células possuem uma estrutura idêntica, com as seguintes constituições: membrana celular, núcleo e citoplasma. Poucos são os elementos responsáveis pela diferenciação de ambas.

A primeira diferença é que a célula vegetal possui uma parede celular, essa tem a intenção de lhe dar  maior rigidez. Devido a isso é possível que uma célula vegetal consiga absorver uma quantidade maior de água, considerando que possui um vacúolo bem maior.

Já nas células animais, esses mesmos vacúolos são raros, impedindo que haja armazenamento de água em excesso. O poder que uma célula vegetal tem é necessário para  fazer a regularização osmótica, bem como dos cloroplastos utilizados no processo da fotossíntese.

No restante da estrutura elas possuem as mesmas fontes. A função de ambas também é parecida, sendo consideradas idênticas por alguns estudiosos. As células possuem uma mesma finalidade e funcionalidade.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?