DicasFree.com » Curiosidades » Caxumba pode descer para os testículos

Caxumba pode descer para os testículos

A sabedoria popular afirma que a caxumba pode descer para os testículos em alguns casos, mas será que isso é verdadeiramente possível? Esclareça suas dúvidas agora aqui no Dicas Free.

     

Algumas doenças facilmente ganharam lendas ou representações durante os anos na cultura popular. Os aspectos que definem isso podem ser diversos e vai de acordo com a região e os fatos de históricos da comunidade.

Assim como muitas outras, a caxumba ganhou suas representações e frases populares que a definam. Talvez a mais conhecida seja uma que atesta advertência ou conselho. Algo como “fique quieto, se não a caxumba desde pros testículos”.

caxumba

Caxumba

Como toda história popular tem um fundo de verdade, será que é mesmo possível a caxumba desce para os testículos? Se é possível, quais são as consequências disso?

Caxumba e Glândulas

A caxumba é conhecida por causar inchaços principalmente da garganta e em partes do rosto dos pacientes. Isso porque a enfermidade ataca as glândulas parótidas que se localizam na mandíbula.

Por ser uma doença viral, a caxumba é transmitida na maioria dos casos por gotículas de saliva de indivíduos contaminados. Por ter tratamento sintomático, nada pode ser feito contra o vírus. O paciente só deve tratar os sintomas e ficar em repouso até que infecção se extingua.

Por conta disso, é essencial seguir o tratamento a risca, já que o não tratamento dos sintomas pode fazer com que a infecção piores e comprometa o paciente.

Desce ou não Desce?

A expressão “descer para os testículos” não é muito correta. O fato de ficar em repouso ou não, não tem ligação com o comprometimento escrotal dos homens nesse caso. O quadro que compromete os testículos pode acontecer com qualquer um.

Isso acontece pois as glândulas dos testículos muito se parecem com as parótidas, fazendo com que sejam alvo também do vírus. Nesses casos, o inchaço dos testículos e o aumento da temperatura pode causar quadros de infertilidade e esterilidade irreversíveis.

Portanto, sempre que alguém estiver com sintomas de caxumba, o ideal é que se procure um médico o mais rápido possível e evitar que a enfermidade se agrave.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?