DicasFree.com » Animais » Catarata em cachorro sintomas e tratamentos

Catarata em cachorro sintomas e tratamentos

Para saber mais informações sobre cataratas caninas, acompanhe este artigo e fique atento quanto a esse problema no seu cão.

     

Catarata Canina

Quando os olhos do cachorro começam a ficar com uma aparência branca, ou azulada, muitas pessoas não entendem inicialmente do que pode se tratar. É muito provável que seu cãozinho esteja com Catarata Canina. Essa é uma doença muito mais comum entre os cachorros do que se imaginar.

A Catarata faz com que haja uma alteração na lente ocular existente em nossos olhos. Todo o processo é gradativo, não acontece num período de 2 semanas ou 3. Claro, se tratada inicialmente é possível ser revertida. Contudo, é muito raro que o dono consiga identificar que seu cachorro está com catarata.

catarata canina

Isso porque, o processo da doença não faz com que ele sinta nenhuma dor, somente perca a visão aos poucos. Só é possível ter certeza de que ele sofre com o problema depois que seus olhos começarem a se “esbranquiçar”. Outra doença que pode afetar os olhos é a Esclerose Ocular. Ela é diferente da Catarata. Para distinguir as duas, preste atenção na cor dos olhos.

  • Catarata = Olhos esbranquiçados.
  • Esclerose = Olhos acinzentados.

Causas

Na maioria dos animais, a catarata vem a partir da genética. Tudo dependerá da idade do cão em potencial, a doença só começa a se desenvolver depois dos 6 anos. Se for identificado o problema antes dessa faixa etária, você precisará ficar atento. A doença pode se espalhar rapidamente, esse é o único caso que ela se alastra em semanas.

Os animais são contaminados por catarata geralmente hereditariamente, eles trazem em sua genética problemas na visão vindos de seus pais e familiares. Não existe classe ou raça que pode ser afetada pela doença, qualquer cachorro pode ter o problema, sejam esses vira-latas ou não.

Tratamento

O único tratamento que se tem notícia é a cirurgia. Para agilizar os processos, primeiramente você precisa procurar um veterinário. Agendar todos os exames e a partir daí marcar a cirurgia. Tudo deve ser feito com o acompanhamento de um profissional na área. Não deixe de tratar corretamente do seu cãozinho.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?