DicasFree.com » Animais » Carrapatos em filhotes

Carrapatos em filhotes

Confira no artigo, como funciona o ciclo de vida dos parasitas carrapatos, e como estão em cada fase de vida.

     

Os carrapatos são parasitas que costumam causar incômodos, tanto em animais, como em seres humanos, uma vez que o mesmo se alimenta de sangue do seu hospedeiro que é a sua fonte de energia e ainda pode causar inúmeras doenças. O sangue é vital para que os diferentes tipos de carrapatos possam se desenvolver e ainda manter com precisão a procriação.

Seu ciclo de vida se inicia como um ovo, que em poucas semanas se eclode e sai uma espécie de larva contida de seis patas, seu formato é bastante semelhante ao carrapato adulto, que varia de acordo com o tipo de carrapato. Nessa fase pode ser chamado de filhote, que logo irá encontrar seu primeiro hospedeiro, o qual costuma ser um mamífero pequeno ou um lagarto.

Encontrar um hospedeiro nessa fase é muito importante para o filhote, pois somente sugando o sangue dele, que o mesmo poderá crescer e seguir seu ciclo natural de vida. Depois que se alimenta devidamente, a larva filhote cai do hospedeiro para que consiga digerir o que sugou e assim começa a se desenvolver. Cerca de uma a três semanas, o filhote já está maior e se torna uma ninfa.

carrapatos..

Fases do carrapato

A ninfa de carrapato possui oito patas e ainda é um pouco menor que o carrapato adulto, pode também ser confundida como filhote. Ainda nessa fase, a mesma precisa se alimentar mais e geralmente acopla em um outro mamífero de porte pequeno para que adquira a última mudança física. Ao término da alimentação no hospedeiro, cai novamente e volta para o solo seguindo o seu desenvolvimento.

Algumas espécies de carrapatos podem realizar mais de três modificações antes de se tornar um adulto, mas esse ciclo de 3 fases é o mais comum. Sempre em cada mudança, o carrapato procura por novos hospedeiros para se alimentar. Quando está na última “muda”, torna-se então um carrapato adulto, capaz de realizar a reprodução, dando início a outro ciclo de vida.

Tanto o carrapato fêmea quanto o carrapato macho se fixam em um hospedeiro antes de se acasalar, os machos se alimentam menos. Quando ocorre o acasalamento, frequentemente o macho acaba morrendo em seguida, já a fêmea morre após depositar seus ovos, que em média são num total de 2 a 18 mil. Há espécies de carrapatos em que a fêmea deposita seus ovos várias vezes e assim demora mais tempo para morrer.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?