DicasFree.com » Arte » Caracteristicas do Arcadismo no Brasil

Caracteristicas do Arcadismo no Brasil

O arcadismo foi um movimento de negação estilo de vida urbano e industrial que surgia no mundo ocidental. Clique e saiba mais sobre o arcadismo no Brasil.

     

Apelo a vida na natureza e valores religiosos.

O Arcadismo foi um movimento artístico literário, fruto da negação ou repulsa do modo de vida urbano e trabalhista. Com a revolução industrial, o surgimento das fábricas pela Europa é inevitável e o início do sistema de trabalho assalariado é adotado para os operários das fábricas. Com as ofertas de emprego e economia ganhando mais espaço no âmbito industrial, milhares de pessoas deixaram os campos para viverem nas cidades.

A saída do campo e a quase destruição dos valores e estilo de vida camponês foi algo necessário aos caminhos econômicos que a Europa estava a tomar. Os movimentos iluministas pregavam a soberania da razão humana como única maneira de se conhecer as verdades, resultando no abandono de diversos valores religiosos.

A superlotação das cidades e o estilo de vida corrido e agitado que se instaurou nelas, o apelo a racionalidade, o abandono as várias práticas e crenças religiosas e também do misticismo, resultaram em movimento de repulsa a essas cosias. O arcadistas ou neoclassicistas escreviam suas obras e pintavam seus quadros com apelo a vida no campo, idealização da natureza, presença de elementos e personagens mitológicos, a vida e família pastoril, a simplicidade e aos prazeres da vida – estes desperdiçados na vida urbana.

No Brasil, o arcadismo foi trago pelos letrados da elite mineira, já que na época Minas Gerais era a grande exportadora de ouro. Vindo para sobrepor a grandeza – para eles exagerada – do barroco, os arcadistas escrevem e pintam de acordo com as paisagens, mitologia e vida de Minas, explorando a simplicidade dos traços e com apelo a natureza.

Os principais autores desse período brasileiro foram Tomás Antonio Gonzaga, Basílio da Gama, Cláudio Manoel da Costa, Frei José de Santa Rita Durão e Silva Alvarenga.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?