DicasFree.com » Saúde » Câncer dentro da boca sintomas

Câncer dentro da boca sintomas

O câncer bucal é uma complicação de saúde que pode afetar muitas pessoas com maus hábitos. Confira um pouco mais sobre esse problema clicando no post.

     

O câncer é basicamente uma ferida generalizada que se expande e não cicatriza. Existem diversos tipos de câncer que podem atingir todas as localidades do corpo humano.

O aumento dos diagnósticos de câncer é uma das características da sociedade pós moderna. A quantidade de produtos tóxicos que utilizamos no dia a dia, os alimentos com enormes quantidades de hormônios e agrotóxicos e demais produtos industrializados contribuem fielmente para o surgimento do câncer.

Câncer bucal - afeta principalmente os lábios

Câncer bucal – afeta principalmente os lábios (Foto: Reprodução)

Câncer bucal

O câncer bucal tem mais a ver com maus hábitos. Primeiramente, é passível de se lembrar que pessoas que abusam do alcoolismo e do tabagismo possuem chances muito maiores de contrair o câncer bucal. Além disso, maus hábitos como a falta de higiene bucal, exposição solar elevada e alimentação pobre em vitamina C, por exemplo, também contribuem para o desenvolvimento desse quadro.

A doença se caracteriza pelo surgimento de tumores malignos nos lábios, na gengivas, no céu da boca, na língua, nas amídalas, nas glândulas salivares e em alguns casos, na garganta. Também é comum que apareçam feridas em todas as áreas citadas, que não cicatrizam e causam incômodo.

Sintomas

Os sintomas do câncer bucal são diversos. Além do aparecimento de caroços nas áreas já citadas, as feridas também compõem como característica primordial dessa doença. Outros sintomas como dor de garganta, sangramentos diversos, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas nas regiões de dentro da boca também podem ser citados.

Além disso, é comum que o paciente tenha mau hálito e dificuldade para engolir devido aos caroços na garganta e a dor. Essa dificuldade causa a perda de apetite e consequentemente, a perda de peso.

Tratamento

O diagnóstico pode ser feito facilmente por um médico especializado em tratamento bucal. O tratamento para o câncer pode ser feito por meio de radioterapia, quimioterapia e cirurgias. Aconselha-se consultar-se no dentista periodicamente, principalmente após os 40 anos e se mantém hábitos de alcoolismo e tabagismo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?