DicasFree.com » História » Camilo Castelo Branco biografia resumida e obras

Camilo Castelo Branco biografia resumida e obras

Camilo Castelo Branco foi um escritor português do século XIX muito exótico e de história dinâmica e controversa. Entenda o motivo clicando no post.

     

Autor de obras conhecidas como A Queda do Anjo, Anátema e Amor e Perdição, Camilo Castelo Branco encontrava em sua própria vida a inspiração para tantos romances. Para esse escritor português, a palavra moralismo era simplesmente desvaneio quando o assunto eram os amores que lhe palpitavam a alma.

Castelo Branco nasceu em meados de 1825 na cidade de Lisboa. Até os 8 anos de idade, o pequeno garoto veria seu pai e sua mãe morrerem, o deixando órfão. Esse desencontro da vida fez com que ele pudesse morar com sua tia, Rita Emília, com quem foi educado e criado até os 16 anos de nada.

Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco

Depois de se casar, deixa a esposa e parte para a cidade do Porto na tentativa de cursar medicina. Apesar de ter deixado a esposa, ainda era casado com ela, fato que não o impediu de ter um caso com sua prima, Patrícia. Pego em adultério, foi preso por esse motivo. Depois da morte de sua esposa, Castelo Branco se vê livre para se casar com a própria prima e assim o faz.

Quando Patrícia engravida, o jovem escritor a deixa assim como a primeira  esposa, por ter se apaixonado por outra mulher de nome Ana Plácida. Apesar de tudo, Castelo Branco é deixado por ela e ingressa em um seminário onde se apaixona por uma das  freiras. Após sair do seminário, retorna a ter laços amoroso com Ana Plácida e os dois são presos por adultério .

Apesar das acusações, ele e Ana são absolvidos no tribunal e ambos continuam suas vidas amorosas, oficializando a relação em 1888. Com ela, Castelo Branco teve dois filhos. Uma de suas obras “Amor e Perdição” foi escrita nos tempos em que esteve na prisão. Vendo talento na literatura, passa a basear seu sustento apenas nessa área.

Também trabalhou como tradutor e poeta em algumas ocasiões. Castelo Branco foi acometido pela sífilis, doença que lhe causou cegueira mais tarde. Talvez por esse motivo, o escritor comete suicídio no dia primeiro de julho de 1890 na cidade de Lisboa.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?