DicasFree.com » Escolar » Cadeia alimentar

Cadeia alimentar

Muito se fala sobre a naturalidade da cadeia alimentar no ciclo da vida animal. Mas afinal de contas, o que é a cadeia alimentar? Saiba agora clicando no post.

     

A cadeia alimentar é o processo de transferência de energia entre os seres vivos de nosso planeta. Como toda matéria viva e orgânica necessita de energia para poder desempenhar suas funções biológicas, essa energia deve ser buscada em outros seres na forma de alimento.

A ordem natural com que essa transferência acontece é chamada de cadeia alimentar. Em tese, os animais consomem uns aos outros, dependendo da classificação onde o indivíduo se encontra na cadeia alimentar. Para entender melhor, podemos dividir os animais em produtores, consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e decompositores.

Classificação da cadeia alimentar

Primeiramente, é importante saber o primeiro nível da classificação da cadeia alimentar, pois é nesse nível onde a energia é capitada pela primeira vez e começa a ser transferida a outros indivíduos. O principal emissor de energia para a Terra é o próprio sol e é dele que é aproveitada a energia para nossa biodiversidade.

Cadeia alimentar

Cadeia alimentar (Foto: Reprodução)

O primeiro nível é o dos produtores. Eles recebem esse nome por terem a habilidade de sintetizar seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Um bom exemplo de seres com essa capacidade são algumas espécies de algas marinhas, que extraem os nutrientes do meio e utilizam a energia proveniente do sol para transforma-los em alimento.

O próximo integrante da cadeia alimentar é chamado de consumidor primário. Geralmente, os animais herbívoros são atribuídos a essa categoria. Eles se alimentam das algas e outras plantas, obtendo a energia e os nutrientes concentrados por elas.

Os consumidores secundários são geralmente carnívoros, pois se alimentam dos animais herbívoros do nível anterior. Em nosso exemplo marinho, podemos dizer que os peixes maiores e carnívoros aproveitam-se da energia que adquirem se alimentando dos peixes menores.

Já o consumidor terciário é o último predador da cadeia alimentar. Pode ser uma ave, um réptil, um mamífero, ave, entre outros. acima desses animais não existem outros predadores, mas existe o último nível da cadeia alimentar: os decompositores.

Esses seres são as bactérias, vermes e qualquer animal que tem a decomposição como forma de alimentos, sobrevivêcia e proliferação.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?