DicasFree.com » Questões Sociais » Bolsa família 2012

Bolsa família 2012

O programa Bolsa Família funciona como ferramenta de interação para as famílias pobres do país, beneficiadas com um auxílio mensal para alimentação, saúde e educação.

     

Com o objetivo de incluir socialmente a população menos favorecida do país foi criado pelo Governo Federal, o programa Bolsa Família, instituído para fornecer através da transferência de renda garantias de que as famílias brasileiras pobres possam ter um alimentação adequada. Assim sendo, o programa criado em 2003 unificou outras modalidades – Bolsa Escola, Auxílio Gás, Cartão Alimentação e Bolsa Alimentação.

O programa é destinado as famílias que possuem renda per-capita de até R$ 140 mensais. Subdivididas em níveis básico, variável e variável para jovem. Cada município fica competente em cadastrar e executar o programa, já a seleção de famílias e realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS). São beneficiadas cerca de 12,9 milhões de famílias no Brasil.

Todas as informações sobre o benefício como cadastro, isntruções, calendário e valor podem ser conferidos no portal www.portaltransparencia.gov.br.

Em 2012 ocorreram algumas alterações no programa. Primeiramente houve para o beneficiários um ajuste na média de 19,4%. O valor repassado para auxílio de crianças e adolescentes de até 15 anos, subiu 45,5%, sendo o maior valor do Bolsa Família, para os jovens de 16 e 17 anos o aumento foi de 15,2%.

A Caixa Econômica Federal é o Agente Operador do Programa, pois faz todo o planejamento a cerca do benefício, além de fornecer todas as informações de controle do programa para o MDS. O pagamento é baseado no último número do cartão.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?