DicasFree.com » Estudos » Bolsa do ProUni como funciona

Bolsa do ProUni como funciona

Para conseguir o benefício do ProUni, é necessário que o candidato se enquadre nos requisitos elaborados pelo Ministério da Educação. Saiba do que é preciso.

     

O ProUni é um programa do governo que visa a inserção de jovens das mais diferentes classes sociais no nível universitário por meio de bolsas de estudo integral ou percentual em instituições de ensino privado do país. O objetivo é fazer com que cada vez mais jovens adquiram diploma superior para qualificar a mão de obra do país.

Para participar do ProUni, o candidato precisa atender a alguns requisitos básicos e se enquadrar no que é pedido pelo programa. Esse controle deve acontecer pois o programa é destinado para alunos com baixa renda e não faria sentido algum facilitar o pagamento de uma universidade a uma pessoa que pode paga-la por inteiro sem problemas.

Para receber o benefício, o aluno tem que ter estudado em escola pública ou em escola particular mediante a bolsa de estudos integral. Além disso, sua renda familiar não deve passar de três salários mínimos e ter obtido nota acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e acima de zero na redação do mesmo exame.

Se enquadrando nesses requisitos, o candidato pode fazer sua inscrição no site do MEC e responder os questionários necessários para tal. Se aprovado em todas as etapas, o candidato terá direito a bolsa integral ou parcial (50%) e poderá ingressar em algum curso acadêmico mediante instituição de ensino privada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?