DicasFree.com » Saúde » Bico do peito dolorido homem

Bico do peito dolorido homem

Você sabia que o câncer de mama também pode ser um problema para os homens? Isso mesmo. Confira mais sobre este interessante assunto no decorrer da matéria.

     

O câncer de mama nos homens é um problema menos frequente do que em casos registrados com mulheres. Estima-se que a média seja de 1 caso de câncer de mama masculino para cada 100 mulheres. Embora muito raro, é igualmente complexo e necessita de cirurgia.

Há alguns fatores determinantes para o desenvolvimento do problema, aqueles que não se preocupam com a qualidade de vida e/ou possuem histórico familiar estão mais propensos. O que pode ser um agravante é a falta de conscientização masculina quando se trata da detecção da doença.

Também é muito comum que haja preconceito com relação a mesma, considerando que essa muitas vezes é categorizada como uma doença feminina. É indispensável que esteja sempre fazendo exames de rotina caso esteja enquadrado em algum dos fatores citados acima.

Quanto mais tempo um homem demora a buscar o tratamento, mais propenso ele está ao desenvolvimento gradativo da doença. Em primeira instância, o câncer se apresenta com um pequeno caroço nessa região. O único responsável pela interpretação do mesmo é um médico.

Mama masculina (Foto: Reprodução)

Assim como nas mulheres, é possível que se apresente maligno ou benigno, o nódulo costuma ser indolor, mas é o principal ponto de referência e sintoma mais acentuado no caso de câncer de mama masculino. Geralmente se localiza na região da auréola. Também em casos específicos pode causar coceiras e irritações.

Quando o tumor não é percebido pelo próprio paciente, é comum que suas parceiras façam tal percepção. Juntamente com o nódulo, é possível que o mesmo faça reclamações com relação a descargas mamárias ou até mesmo disseminação com relação a retração local do mamilo e ulcerações.

Não existe ideia correta para que o problema ocorra, contudo, estima-se que os homens com mais de 35 anos estejam mais propensos ao desenvolvimento.

Prevenção

Para evitar que a doença seja decorrente, é importante que você:

  • Evite dietas ricas em gorduras
  • Controle o seu peso
  • Esteja sendo acompanhado em caso de tumoração anterior
  • Perceba se houve histórico na família

Quando você diminui a quantidade de gordura ingerida diariamente, muito provavelmente conseguirá aumentar os enzimas antioxidantes, além de:

  • Prevenir a formação de compostos pré-cancerígenos
  • Melhorar a capacidade de reparação das células sadias

Se você é homem e tem mais de 35 anos, faça periodicamente o autoexame, isso ajudará a detectar o problema em seu início e promover o tratamento o quanto antes. O exame clínico e a mamografia podem ser realizadas em homens que possuem idade superior aos 40 anos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?