DicasFree.com » Saúde » Benefícios da dança para o corpo

Benefícios da dança para o corpo

Você conhece os benefícios proporcionados ao corpo através da dança? Não? Clique aqui e descubra AGORA!

     

A dança traz ao corpo humano uma gama de benefícios psicoterapêuticos, culturais, sociais, educacionais e até científicos. Bem sabemos que ela está atrelada a sociedade desde tempos remotos e com o passar dos anos foi-se evoluindo até chegar no que é hoje, universal. A dança não se estagna, ela continua a evoluir e a tendência é o acompanhamento dos seres humanos.

Como toda atividade física, dá sensação de torpor ao corpo. Os impulsos remetidos diretamente no cérebro fazem com que haja a liberação de serotonina, substância que dá ao praticante, prazer, bom humor e bom sono.

A atividade também age como terapêutica de forma involuntária, onde o praticante mantém o foco nos movimentos, no bom desempenho e na percepção do corpo e ritmo. Ela possibilita a socialização e a manifestação das diversidades culturais, já que une seres humanos, tanto em suas relações culturais, quanto sociais.

Independente se é feita a dois, sozinho ou em grupo, o mais importante é o entretenimento entre as partes. Além disso, há outros benefícios propostos que valem a pena serem citados, como:

  • Melhora a coordenação motora.
  • Faz com que ocorra movimentação em todos os músculos.
  • Ajuda na perda de calorias.
  • Melhora o reflexo.
  • Faz com que habite com o mundo externo a sua volta.

Há uma infinidade de bens proporcionados pela dança, mas é bom lembrar que cada modalidade possui suas particularidades. Vamos identificar quais tipos trazem melhoras significativas ao corpo, confira:

Dançar.
(Foto: Reprodução)

Dança de Salão

Quando praticada regularmente, a atividade proporcionará boa forma. Dentre as modalidades dançantes, esta é uma das que mais exigem do corpo. Não há melhor exercício físico que a prática, pois auxilia no controle do peso e também no sistema circulatório, além de contribuir para uma postura correta.

Tango

Muitas pessoas tem dificuldade de concentração e para elas o melhor é o tango, pois ajuda na capacidade de concentração. Ele exige passos rápidos, com precisão, impulsionando o casal a atenção sobre os reflexos. Outra virtude da dança argentina é a melhora do reflexo e também da coordenação, é preciso ser delicado e visceral nos momentos certos. Com a prática regular, ajuda a perder de peso.

Balé

O clássico balé, uma das mais charmosas e antigas danças, melhora o condicionamento físico, o alongamento e a flexibilidade. A modalidade trabalha principalmente a nossa coordenação motora e eleva a autoestima, o cérebro libera o hormônio do prazer causando sensações de bem estar.

Sapateado

Trata-se de uma dança típica irlandesa, além do estilo de dançar ser um pouco diferente dos demais, o sapateado exige do dançarino equilíbrio e reflexo em ambos os pés pois eles não podem bater no chão ao mesmo tempo, deve haver uma sincronia. A dança aumenta a força e o condicionamento cardiovascular.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?