DicasFree.com » História » Batalha de Stalingrado resumo e sua importância

Batalha de Stalingrado resumo e sua importância

A batalha de Stalingrado foi uma das mais importantes acontecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Saiba mais sobre esse evento histórico.

     

A Segunda Guerra Mundial foi de longe a pior guerra que a humanidade já viu. Marcada pelo nacionalismo exarcebado, o imperialismo, a tecnologia científica, a indústria bélica e as ideologias, essa evento provavelmente nunca será esquecido principalmente pela Europa, palco onde isso tudo aconteceu.

 A batalha mais sangrenta do mundo

Apesar de ter havido muitas batalhas durante os anos de guerra, nenhuma outra foi tão impactante e destrutiva quanto a batalha de Stalingrado. Essa é considerada a batalha mais sangrenta do mundo e com certeza a que mais causou dores de cabeça para os dois exércitos combatentes.

Tropas em Stalingrado

Tropas em Stalingrado

Inicio das batalhas

A batalha se iniciou no dia 19 de agosto de 1942, onde hitler enviou suas tropas nazistas para a cidade de Stalingrado, na Rússia. O objetivo desse ataque era puramente estratégico e compreensível. Stalingrado era a principal cidade industrial da Rússia, contendo grande parte da indústria bélica e todo o tipo de material indispensável.

Tomar essa cidade poderia significar o fim da guerra, visto que a economia e a falta de recursos poderiam tirar um dos principais oponentes do conflito. Além disso, a cidade era uma importante ligação com Moscou, uma vez tomada, o caminho estaria livre para os Alemães invadirem a capital russa.

O conflito foi longo e extremamente desgastante. A população inteira de Stalingrado, além de continuar trabalhando quando podiam, tiveram que pegar nas armas e partir para o combate mesmo sem ter experiência. Os alemães estavam certo de sua empreita e continuavam avançando, ora dominando prédios e espaços públicos, ora perdendo-os.

O exército alemão chegou a ter nove décimos de toda a cidade em sua dominação. Porém, a estratégia russa de cortar todo e qualquer suprimento para a cidade funcionou mais expressivamente contra o exército alemão. Exaustas e sem condições de sobrevivência, as tropas alemãs se renderam ao contingente populacional russo no dia 13 e fevereiro de 1943. Ao todo, estima-se terem ocorrido mais de 1,5 milhão de mortes para os dois lados.

A derrota em Stalingrado foi bastante efetiva para Hitler, que perdera uma de suas maiores brigadas, além de muitos recursos para manter a batalha. De certo modo, essa batalha acabou por limitar o avanço alemão por aquelas áreas e dando o início da derrubada dos demais exércitos nazistas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?