DicasFree.com » Mulher » Ausência da Menstruação

Ausência da Menstruação

A falta ou ausência da menstruação pode estar acontecendo por um motivo específico causador desse e de outros sintomas. Saiba mais sobre no Dicas Free.

     

A Ausência da menstruação nas mulheres pode ser definida por vários motivos, inclusive o mais falado e temido em alguns casos que o gravidez. Porém, não será sobre gravidez que será dissertado nesse artigo aqui do Dicas Free, e sim sobre outro problema um tanto frequente que pode atingir as mulheres sem aviso.

A chamada Amenorréia é uma complicação – mais frequente do que se imagina nas mulheres – que impede o funcionamento do ciclo menstrual das mulheres por vários motivos. Essa complicação é divida em dois estágios ou tipos: O primeiro, que impede a menarca, ou seja, a mulher adolescente já tem uma idade mais avançada e nunca menstruou e o segundo, quando há atraso da menstruação a três meses ou mais.

A Amenorréia pode muitas vezes ser confundida com gravidez.

A Amenorréia pode muitas vezes ser confundida com gravidez.

O primeiro caso é particularmente mais raro, visto que dificilmente os motivos da amenorréia afetarão uma adolescente tão gravemente como em uma adulta. A Amenorréia pode ser causada por diversos fatores externos e internos na mulher. Fatores externos podem ser complicações emocionais e psicológicas, exercícios e atividade física muito brusca, ingestão de medicamentos mais fortes, ingestão de hormônios masculinos, entre outros.

Os fatores internos podem ser algumas complicações hormonais, ovários policísticos, menopausa precoce, entre outros que desencadeiam sintomas em comum. Mesmo sem identificar a causa, é importante que a mulher não deixe que  problema se estenda por mais de 3 meses. Assim que perceber que a menstruação está com atraso exagerado, é bom que procure logo um médico.

Os tratamentos para essa complicação vão variar de acordo com os motivos que estejam a causando-a. As formas de tratar podem iniciar desde acompanhamentos psicológicos a tratamentos hormonais, dietas, reeducação alimentar, redução das atividades físicas e outros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?