Atraso menstrual anticoncepcional

Atraso menstrual

O atraso menstrual pode estar MUITAS vezes ligado ao uso de anticoncepcionais. Um assunto está diretamente ligado ao outro e os efeitos no corpo tem conexão com ambos. O atraso menstrual é aquele que se categoriza por 5 ou mais dias em que já se passou a data tabelada para o “descer” da menstruação. Alguns fatores são determinantes para que isso ocorra, bem como hábitos inadequados, como:

  • Fortes emoções
  • Estresse
  • Consumo excessivo de bebidas com cafeína
  • Excesso de bebidas alcoólicas

O atraso pode ser evitado com algumas medidas simples como manter uma alimentação saudável, ter controle sobre o seu ciclo menstrual, evitar excessivos estresses ou emoções que possam ser desencadeantes a problemas menstruais, manter baixo o consumo de cafeína diário ou evitar o excesso do uso de drogas, sejam essas ilícitas ou lícitas. Outro tipo de prevenção também é o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais.

Corpo feminino.
Mulher (Foto: Reprodução)

Uma mulher precisa de acompanhamento periódico de um ginecologista, os primeiros sintomas de irregularidades acontecem através do próprio corpo, ele mesmo indicará seus problemas e tentará suprir suas necessidades. Quando isso não é possível, acaba por fazer com que haja erros na organização dos sistemas corporais.

Anticoncepcional

O anticoncepcional é um método de prevenção muito utilizado por milhares de mulheres. Ele tem como objetivo impedir que haja uma gravidez indesejada ou que seu óvulo seja fecundado durante uma relação sexual. O uso do anticoncepcional deve ser adequado de acordo com a recomendação do seu médico.

Quando você esquece de tomar (possuindo uma ingestão regular) acaba fazendo com que seu organismo fique mais vulnerável a gravidez. Lembrando também que o anticoncepcional não pode fazer a prevenção de doenças, seu único papel é impedir que a mulher desenvolva uma gestação.

Existem três tipos distintos de pílulas: 

  • Pílula monofásica
  • Minipílula
  • Pílula multifásica

Cada uma é recomendada para um tipo diferente de mulher. Algumas devem ser tomadas com pausas de 7 dias, enquanto outras nunca a fazem. Para estar de acordo com o seu tipo, o tratamento é feito via oral e os comprimidos são tomados diariamente, respectivamente num mesmo horário.

Os efeitos da pílula (quando não esquecidas) são a longo prazo, a partir do primeiro dia em que tomá-la. Em casos de maiores dúvidas, você deve procurar um médico especializado, também se oriente através das bulas dos medicamentos. Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde íntima da mulher.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *