DicasFree.com » Questões Sociais » As Instituições Sociais

As Instituições Sociais

Entenda a partir do artigo, o que são Instituições Sociais e como cada uma delas atua na sociedade. Veja o resumo Completo.

     

As Instituição Sociais podem ser entendidas como um importante conjunto de regras e procedimento padronizados, que podem ser aceitos, reconhecidos, e utilizados pela sociedade. Geralmente dita os modos de pensar, de agir, e até mesmo de sentir, fazendo com que uma pessoa encontre prestabilidade e segurança nas atitudes realizadas.

O conceito de instituição social tem sido muito utilizado em Sociologia, uma vez que o tema esteja diretamente ligado de desenvolvimento e estabilidade das condições humanas. As instituições são vistas como soluções às necessidades de diferentes indivíduos ou de uma sociedade em particular que precisam estar inseridos em um determinado grupo de referência.

A Instituição Social é vista como uma ideia regida pelo senso comum.

A Instituição Social é vista como uma ideia regida pelo senso comum.

Existem vários tipos de instituições sociais existentes, cada qual possui um âmbito de atuação. Podem ser de caráter econômico, que enumeram as importâncias de produção e distribuição de serviços, produtos e etc. Ainda podem ser culturais que relacionam questões de respeito, costumes, tratamento interpessoais, atividades artísticas entre uma série de exemplos.

As principais Instituições Sociais são a instituição familiar, educativa, a religiosa, política, econômica e a instituição da linguagem, considerada pelos estudiosos como a instituição mais antiga que existe. Entenda como cada instituição possui sua participação importante na vida de um indivíduo, ou da organização de uma sociedade dentro de suas particularidades.

Instituição da Linguagem – é o meio pelo qual, se repassa os valores morais de uma sociedade para seus indivíduos, onde também se pode promover uma identidade social de ambos. Enumera a simbologia para que se chegue a um conceito de qualquer outra instituição social, seja do Estado, ou da Religião, por exemplo. Somente através da linguagem se consegue entender ideia geral de uma ordem social.

Instituição da Família – primeiro grupo social em que um indivíduo pertence, que pode variar de acordo com tipo de agrupamento, estrutura, tempo e espaço. Além disso modifica-se dependendo da classificação determinada em dois tipos básicos – família conjugal que reúne o marido, a esposa e os filhos ou família extensa que além do casal e seus filhos, também agrega outros parentes.

Instituição do Estado – representa o ordenamento geral de uma sociedade, regulamentando as relações sociais e políticas, com a finalidade de manter o seu controle, a orientação e o bom convívio coletivo da população que faz parte de um território em comum.

Instituição da Economia – define-se como toda regra ligada ao processo em que se tem a produção, distribuição e consumo de diferentes bens. Podendo auxiliar na criação de de valores e normas econômicas de uma sociedade, afim de regulamentar todas as fases do processo inicial até o seu destino.

Instituição da Educação – ligada ao processo de transmissão dos valores e de normas, também relaciona as crenças, simbologias e o conhecimento a partir das culturas humanas. A partir da educação a sociedade transforma o indivíduo em um cidadão, capacitado e dotado dos direitos e deveres.

Instituição da Religião – está diretamente ligada ao relacionamento do homem com as suas concepções sobrenaturais, e seus valores sagrados e/ou profanos que motivam diversas práticas individuais ou coletivas. A religião portanto, ocupa um papel super importante para todas as sociedades em diferentes períodos históricos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?