DicasFree.com » Estudos » Articulação do joelho

Articulação do joelho

Para mais informações sobre a articulação do joelho, acompanhe este artigo e fique por dentro do assunto. Conheça também quais as funções dos principais ligamentos.

     

Articulação do joelho

O joelho é uma articulação de alguns mamíferos e exclusivamente do corpo humano. Há dois pontos de sustentação importantíssimos, sendo esses, o fêmur e o tíbia. Os ligamentos encontrados tem a função de manter o equilíbrio perfeito dos joelhos e estabilizar o corpo de forma geral.

Uma articulação está baseada nos meniscos, ligamentos, cápsula e os músculos. Além disso, a estrutura óssea é completamente voltada para a sustentação do corpo de forma geral. Cada um tem sua função. Contudo, o joelho precisa de auxiliadores para se manter.

Estrutura óssea

A articulação do joelho é responsável por toda sustentação do mesmo

Articulação do Joelho (Foto: Reprodução)

 Fêmur

 Côndilos laterais

 Côndilos mediais

 Patela

 Tíbia

 Menisco

 Peróneo

Antes de mais nada, temos a estrutura óssea começando pelo Fêmur que faz ligação com a Tíbia e outros ossos. Todos juntos tem a intenção de formar uma base para estruturar todo o corpo. Qualquer lesão pode ser fatal para o funcionamento do mesmo.

Todos os ossos são ligados e tem função de auxiliar uns aos outros para que haja a prática de caminhar, dobrar os joelhos, correr e tantas outras atividades bruscas. Tendemos a não nos preocupar com lesões nos joelhos, o que é um erro, procure sempre saber sobre a saúde dos mesmos.

Ligamentos

 Côndilo lateral do Fêmur - Este é responsável por fazer uma ligação dentro da capsula. Esse tem como principal função impedir que haja o escorregamento do Tíbia. 

► Côndilo medial do Fêmur - Ligação incomum, responsável por resultar força ao local de tração entre o ligamento.

 Patela - Responsável pela ligação entre os ossos da Patela a Tíbia. Ele ajuda no dobramento da área do joelho. É usado também para tampar os côndilos femorais.

 Epicôndilo Medial do Fêmur - Esse é responsável por fazer a proteção da parte medial do Fêmur. 

 Epicôndilo Lateral do Fêmur - Esse, por sua vez, protege a parte lateral do Fêmur.

 Área Intercondilar da Tíbia Côndilo lateral do Fêmur - Os ligamentos feitos são todos os que restam para a junção completa de toda estrutura óssea. 

Os joelhos são parte da estrutura do corpo do ser humano

Joelho (Foto: Reprodução)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?