DicasFree.com » Arte » Arte Românica

Arte Românica

Para entender melhor sobre a arte românica e quais suas características, pontos fortes e igrejas. Clique aqui.

     

A arte românica foi um período vivido pela Europa, mais precisamente entre os séculos XI e XIII. Durante um período que foi denominado “período da história da arte” foi ainda mais evidenciado.

Hoje, podemos constatar a arte românica principalmente em templos das igrejas católicas, aquelas que foram construídas para dar origem ao cristianismo. Ocorrendo logo após, o fim brutal do Império Romano. As pinturas que formam um clima românico, antigo e clássico.

Termo Românica

O termo correto usado para dar nome a esse tipo de arte é românico. Alguns dos artistas que fizeram sucesso com a arte, foi Charles de Gerville e Le Prevost, o período passou por diversas turbulências. Enfrentou muitas batalhas até se tornar o que é hoje, apesar de tudo, hoje está concretizado no mundo da arte. Podemos ver claramente as pinturas expressas em diversas igrejas católicas e também de outras religiões. A arte atravessou os séculos.

Arte Romanica

Se observarmos claramente, as esculturas são feitas em pilastras, paredes, detalhes do altar e muito mais. Esse tipo de arte da arquitetura foi tomando espaço. Por volta do ano de 1820, tomou conta de quase todas as construções de igrejas e monumentos religiosos. Faz sempre apologia ao cristianismo, a Deus e tudo que envolve as doutrinas bíblicas. Nesta mesma época, todas as igrejas aderiram a prática de arte.

Esculturas

As imagens esculpidas são diferentes, mudando de acordo com a região em que estão localizadas as igrejas. A arte tomou conta também de muitos outros países e se consolidou com os séculos, mas na Europa, ainda são construídas igrejas denominadas românicas, devido a arquitetura.escultura românica

Simbolicamente, eles fazem menção ao tempo passado e os artistas afirmam querer consolidar uma época antiga, mas muito rica em beleza.

As igrejas mais famosas que estão listadas como as que mais encontraremos arte românica são Saint-Sernin de Toulouse, Santiago de Compostela, Santa Madalena de Vézelay e Igreja de Saint-Martin de Tours.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?