DicasFree.com » História » Arte romana: resumo , arquitetura e pinturas

Arte romana: resumo , arquitetura e pinturas

Para mais informações sobre os períodos de arte romana, acompanhe este artigo e fique por dentro dos principais tópicos sobre esse assunto.

     

Arte romana

Também chamada de arte românica, este é um dos estilos mais antigos de arte da Europa. Ficou mundialmente conhecida nos séculos XI e XIII. Esse período foi conhecido como o “período da arte comumente”, também chamado de românico. Hoje em dia, podemos observar a arte em igrejas.

Encontraremos por lá, as pinturas românicas mais expressadas por artistas dos séculos passados. A arte ficou ainda mais impressa, depois da expansão do cristianismo por todo o mundo e principalmente pela Europa. Foi o primeiro movimento artístico a se apresentar após a queda do império.

A arte românica sempre evidenciou a religião da Europa no século XI e XIII

Arte românica (Foto: Divulgação)

Características

As características da arte romana tomou proporções em determinadas áreas. Cada região, tem a sua em especial, transformando a arte em algo homogêneo. Os estilos, apesar de diferentes, retratavam uma forma religiosa daqueles tempos antigos. O românico tomou a maior parte da Europa nessa época.

As esculturas geralmente estão impressas em igrejas, com alto relevo. A decoração se concentra principalmente na área externa, diferente das igrejas comuns, onde a arte é expressa no altar, nas paredes e principalmente nos tetos. Tudo é muito bem esquematizado e bonito.

Arquitetura e pintura

A arquitetura dessas mesmas igrejas são feitas em pedra. A intenção é demonstrar fortaleza. As colunas, principalmente, tem em pontos estratégicos diversos desenhos expressando a opinião de escultores através da arte. Essa é a forma mais antiga de liberdade de expressão, considerando o poder da igreja católica na época.

A pintura é expressa em murais, iluminarias e tapetes. Aquelas que eram expressas em paredes, chamadas de parietal, são inclusas na arquitetura da igreja. Era uma forma de expressão já que a maioria dos habitantes da terra não eram alfabetizados.

História

Depois de algumas turbulências e quedas, o Império Romano cresceu em estabilidade e estrutura. Com isso, a arte ficou cada vez mais fincada na história da Europa. Depois de algum tempo as famosas Cruzadas cresceram, nisso as evidências de arte também. A arte românica se difundiu muito nas regiões europeias.

Com o crescimento, houve uma grande quantidade de igrejas sendo construídas. Nelas estão impressas até hoje os maiores pontos do tempo da arte romana. A igreja tomou conta da maior parte das cidadelas existentes na Europa. Até hoje é possível encontrar arte romana em construções históricas e turísticas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?