DicasFree.com » Arte » Arte Gótica: Resumo, Significado e Revolução

Arte Gótica: Resumo, Significado e Revolução

A arte gótica foi uma maneira de vários artistas expressarem a revolução e desenvolvimentos das cidade. Para saber mais informações sobre o período e como foi tratado, acompanhe este artigo.

     

Basicamente, para explicarmos a arte gótica, explicaremos então o desenvolvimento das cidades. A arte está concentrada em retratar esse tipo de quadro que muda conforme os tempos e os anos. Inicialmente, era possível encontrar a arte mais acentuada na região da Europa.

Com o tempo ela foi tomando proporção por todos os espaços mundiais, até que fez parte da história de cada continente de maneira única. A primeira cidade onde foi observada a Arte Gótica, foi a França. Ganhou outro nome, nos tempos da Baixa Idade Média, chamavam-a de Arte das Catedrais.

Outras artes, como a Românica, acentuava principalmente a evolução anual da religião entre as pessoas. Já a Gótica, tinha um outro papel. Ela acentua as evoluções anuais, que ocorrem nas cidades, templos, construções e muito mais. É principalmente encontrada em prédios antigos e que fazem menção a algum monumento histórico.

Foto: Reprodução

A França começou a ser reformada pela arte gótica, por meados do século XII. Contudo, houve dois movimentos que fizeram com que a religião fosse preservada no meio de tantas mudanças, esses se chamaram Movimento a Arraigada Cultura Religiosa e Movimento Cruzadista.

Embora a Arte Gótica fosse uma menção as diferenças que vinham ocorrendo nas cidades, a cultura religiosa ainda era bastante acentuada nessa época. Muitos monumentos, mesmo depois e durante o período continuaram a ser caracterizados por elementos relacionados a religião, santos e tudo que envolve.

Ainda que fosse pouco livre a liberdade de expressão, a cultura mudou depois do período de Arte Gótica, isso porque as ciências e outros pensamentos contrários a religião foram tomando espaço e a liberdade de opiniões crescendo juntamente com a arte.

Porque o “Gótico?

O nome usado foi “gótico” porque os renascentistas, principalmente italianos, entendiam que o período vivido era tempos de trevas. A Idade Média, de forma geral, era considerada um tempo de mudanças e com a perda da influência da religiosidade, chamaram então de Arte Gótica (que significa arte das trevas ou da escuridão). A arquitetura gótica tomou conta até mesmo das igrejas.

Hoje em dia, poderemos observar ainda algumas catedrais na França, consideradas góticas. Exatamente devido ao período da Arte Gótica, no século XII.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?