DicasFree.com » Arte » Arte Bizantina

Arte Bizantina

Bizâncio ou Constantinopla foi uma das cidades mais importantes do mundo e até hoje mantém-se como uma das maiores regiões urbanas conhecidas. Todos os seus aspectos chamam atenção, entre a arte que era diversificada e diferenciada. Entenda mais sobre a arte bizantina clicando do post.

     

Bizâncio sempre fora uma cidade importantíssima para o oriente próximo e a Europa. Isso porque, a cidade se localiza da divisão entre o oriente e o ocidente, ponto estratégico para o fluxo de mercadorias entre os dois lados do velho mundo. Por esse motivo, vários impérios se apossaram da grande cidade durante a história.

Hagia Sophia - arquitetura bizantina

Hagia Sophia – arquitetura bizantina

Os europeus tiveram a sua vez quando o império romano estava se desmoronando. O imperador Constantino conquistou a grande cidade e a batizou de Constantinopla em referência a seu nome. Uma vez com o controle dessa cidade, o império romano e a própria igreja católica se dividiram em duas partes, a ocidental em Roma (igreja católica apostólica romana) e a oriental em Bizância (igreja católica ortodoxa).

Isso culminou em uma grande mistura de sabores, raças, idiomas, costumes, arte e cultura entre vários povos europeus e orientais. Constantinopla era a capital da diferença e multiplicidade. Esse fato proporcionou uma grande visibilidade na arte bizantina que se diversificou das demais em sua época.

Arte de Bizâncio

A arte bizantina foi marcada especialmente pela sua época e todo seu contexto religioso o qual estava passando. Com o cisma do oriente (divisão das igrejas católicas), as diferenças artísticas foram acentuadas até como forma de diferenciação da identidade ortodoxa.

As grandes pinturas em mosaico ficaram famosas no mundo inteiro por sua simplicidade e ao mesmo tempo riqueza de formas, tamanhos, cores e efeitos. Além disso, demonstravam visualmente um trabalho árduo, difícil e muito bem feito dos artistas da grande Constantinopla. Esse estilo veio a influenciar ainda mais o estilo gótico em seus vitrais.

Mosaico bizantino

Mosaico bizantino

Como também efeito da separação com o ocidente, a igreja ortodoxa proibiu o entalhamento das esculturas de santos e até mesmo de cristo em forma humana, visto que a doutrina afirmava que a adoração as imagens fosse um grande pecado e algo a ser evitado pelos cristãos.

Escultura em alto relevo - Bizâncio

Escultura em alto relevo – Bizâncio

Tendo isso em vista, toda a vigorosidade e detalhes anatômicos das incríveis estátuas romanas foi deixado de lado pelos bizantinos. Isso permitiu a existência não de outras estátuas, mas de figuras em alto relevo e muitas vezes com aspectos caricaturescos dos personagens.

A arquitetura ficou marcada pela já conhecida arquitetura local do oriente. Templos e prédios com detalhes em arcos, câmaras, cúpulas abobadadas, muito espaço e grandiosidade nas construções.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?