DicasFree.com » Variados » Aprenda como saborear um whisky

Aprenda como saborear um whisky

Para degustar corretamente Whiskys é necessário que você tome alguns cuidados e siga determinadas regras. Confira mais aqui neste artigo.

     

Whisky

O Whisky é uma bebida sofisticada que tomou conta da maior parte dos países da América Latina. Além disso, é uma das mais emblemáticas e de maior nível de apreciação. As maneiras de se deliciar com uma dose de Whisky são simples e bem precisas. O importante é focar no aroma.

Por ser uma bebida forte, com teor elevado de álcool, é necessário alguns cuidados e jamais misturá-la com drogas, medicamentos ou outras bebidas alcoólicas. Os melhores Whiskys são os americanos e escoceses. A bebida deve ser apreciada calmamente e com o aproveitamento de todo.

Jack Daniels é um dos Whiskys mais famosos do mundo

Whisky (Foto: Divulgação)

Para que tenha sucesso em sua degustação, é importante que siga algumas “regras”. A intenção é apreciar a mesma inteiramente e aproveitar cada gota. Observe a seguir:

▪ Escolha um copo.

Embora pareça completamente supérfluo, a escolha do copo é extremamente importante. O ideal para a degustação é o chamado Copita, que leva o nome oficial de copo de Xerez. Ele permite que você sinta o cheiro do Whisky e deguste aos poucos através do olfato, permitindo que, ao degustar, o sabor seja ainda mais intenso.

▪ Prepare o copo.

A preparação do copo também é de extrema importância. Pegue o seu e despeje um pouco do líquido, deixando descansar por algum tempo, esse deve estar em temperatura ambiente. Depois disso, basta balançar o copo até que ele se espalhe por todas as regiões do mesmo. Por fim, jogue o líquido fora. É importante lembrar que não deve deixar que a boca fique molhada com a bebida.

▪ Dosar o Whisky.

Todos os mais refinados degustadores, indicam que a dose correta de Whisky é 28 mililitros. Nesse momento, você deve pegar o copo segurando seu fundo na palma da mão, para que não haja alterações no sabor na hora de degustar a bebida e mantê-lo puro.

▪ Cheire.

Como dito acima, antes de mais nada você precisa apreciar a bebida com o olfato. Um bom degustador sabe exatamente a safra do Whisky e sua marca somente ao cheirar. Coloque levemente o nariz sobre o copo,sem encostar, inspire lentamente o cheiro que a bebida lhe proporciona.

Aguarde três segundos, balance lentamente e inspire novamente. Também gire o copo de acordo com o tempo em que for inspirando o aroma da bebida. Dessa maneira você  saberá se a essência do Whisky é realmente verdadeira e se não há alterações em sua fórmula.

 Beba!

Beba lentamente e em pequenos goles. Deixe que ele fique cerca de 3 segundos em sua boca e depois faça com que o líquido desça suavemente. Não é indicado que use gelo ou qualquer outra substância que contenha água, nesse caso você estará tirando parte do sabor do whisky e diminuindo 35% do gosto de álcool.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?