Aprenda a ter autoconfiança

Sem dúvidas, a grande aliada do sucesso amoroso ou profissional é a autoconfiança. Mais que isso, uma boa autoconfiança estará relacionada a realização de vida de qualquer pessoa, facilitará relações pessoais e interpessoais e com isso trará mais felicidade e qualidade de vida.

Ter autoconfiança é o desejo de milhões de pessoas pelo mundo, que devido a sua personalidade, traumas ocorridos durante a vida, dificuldades enfrentadas e uma série de outras questões, não conseguem acreditar em si mesmas e possuem baixa autoestima. Confira a seguir algumas dicas para se livrar desse problema.

Valorize-se!

O primeiro passo para melhorar a autoconfiança é ver o que você tem de bom. Faça uma introspecção e reflita sobre suas qualidades, veja o que há de melhor em você, não seja humilde quando for fazer isso. Pense também em pelo menos 10 coisas das quais você pode ser orgulhar de ter feito, principalmente se elas forem relacionadas as qualidades.

A auto confiança é o exercício da liberdade
A autoconfiança é o exercício da liberdade. (Foto:Reprodução)

Fazendo um paralelo entre suas qualidades e conquistas você terá que valoriza-las. Não se esqueça das coisas que conseguiu e não subestime demais suas qualidades. Confie em si mesmo e tenha sua história como prova da sua capacidade.

Pense positivo!

Pode parecer besteira, mas pensar positivo é um dos pontos cruciais. Ao se deparar com uma situação desafiadora, tente enxergar mais pontos positivos que negativos. Tente estabelecer um caminho no qual você utilizará os melhores meios para alcançar o objetivo e focalize no “eu vou conseguir“. Tome cuidado com aquilo que você diz para si mesmo.

Vista-se e posicione-se!

A maneira de se vestir e até mesmo de caminhar pode demonstrar autoconfiança não só para os outros, mas para si mesmo. Vista-se de forma a se valorizar, seja valorizando os pontos fortes do seu corpo, seja passando o ar que deseja (seriedade, formalidade, informalidade, etc) e ande com passos firmes, sem se importar com o que os outros estão pensando ou vão pensar. Seja você mesmo sem medo de ser feliz.

A maneira de falar também é muito importante. Portanto, estabeleça metas diárias para você. Tente verbalizar com outras pessoas de modo firme e profícuo. Transmita as informações com clareza e confiança, sem medo de errar. Caso alguém te corrija, assuma seu erro imediatamente e elogie ou agradeça a pessoa que o corrigiu. Mantenha a postura, coluna reta, pescoço alto e olhe nos olhos das pessoas.

Consuma o que vai te ajudar

Nada de músicas tristes e melancólicas! Renove seu repertório e inclua somente músicas de inspiração ou que transmitam alegria. Faça o mesmo com filmes e jogos. Permita-se focar no que te impulsiona, no que atiça sua criatividade e faz-te sentir melhor. Cante alto, dance, solte-se! Não tenha medo dos vizinhos, eles nada falarão. Se por um acaso um deles reclamar de você, lembre: você está no conforto e segurança da sua casa.

 Estabeleça desafios

Exercitar-se sempre o ajudará. Portanto, estabeleça pequenos desafios para ganhar confiança aos poucos. Focalize em coisas que você tem medo como conversar com garota mais bonita no trabalho, passar por lugares que te envergonhariam, fazer coisas que você sempre evita por ter medo do que os outros vão pensar. Faça ao menos uma dessas coisas por dia e lembre-se: o máximo que pode acontecer é você passar por 20 segundos de constrangimento. Depois que esses segundos passarem, tudo volta ao normal. Você vai perceber como as coisas são voláteis e simples.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *