DicasFree.com » Menstruação » Após a menstruação pode engravidar?

Após a menstruação pode engravidar?

Muitas mulheres ficam em dúvida quanto a possibilidade de uma gravidez após o período de menstruação. Para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui.

     

Após menstruação pode engravidar?

A gravidez durante ou logo após a menstruação pode acontecer, mas os caros são raros. O ciclo menstrual teria de ser muito mais curto para que isso ocorresse naturalmente, para ser mais exato, esse mesmo tempo deveria ser entre o primeiro dia de menstruação até o início da seguinte.

Isso para que a data decorrente da ovulação fosse mais próxima do período do sangramento inicial. Ou nos casos de menstruação que durem bastante. Para entender isso, explicaremos detalhadamente:

O que chamamos de concepção tem sua ocorrência quando o óvulo e um espermatozoide se encontram na localidade de uma das trompas. O ciclo menstrual duram em média 28 dias, se iniciam geralmente no dia 12° de todo mês e termina pelo dia 16°. Nesse período há uma liberação do ovário em relação ao óvulo até o abdome.

Mulher verificando um teste de gravidez.

Teste de gravidez (Foto: Reprodução)

Nesse ponto ele é recolhido pela abertura em forma da tulipa da trompa que estiver mais próxima. Estima-se que o tempo de vida de um óvulo dentro da trompa chega a ser de 24 horas, isso depois de haver obtido liberação pelo ovário. Dessa forma, a única maneira de engravidar é através de um espermatozoide que porventura estiver nessa região durante esse período de tempo.

Se não houver a fertilização, então ele se desmanchará com a parede uterina em tempo de menstruação. Quando há a menstruação de uma mulher normal, outro óvulo já está no caminho da preparação para outro ciclo iniciar. Contudo, é importante relembrar que cada mulher tem durações de ciclos diferentes.

Enquanto algumas tem 28 dias, outras no entanto, possuem cerca de apenas 22. Em casos onde o ciclo é mais curto, é possível que haja ovulação pouco tempo depois (cerca de alguns dias), havendo então a consideração de que o espermatozoide pode se manter vivo no trato reprodutor até 3 dias, é natural que haja o encontro com o óvulo maduro.

Em exemplo:

- Uma mulher tem sua menstruação ocorrida no dia primeiro, contudo ela relacionou-se sexualmente no dia 7°, quando ainda estava em fase de sangramento reduzido, 3 dias depois, ela ovulou. Em sobrevivência, é possível que o espermatozoide “pegue” o óvulo e a engravide. 

Também é comum que haja o sangramento (que não é menstruação) e o confunda. Esse é bem comum no intervalo decorrente de períodos menstruais. Eles são geralmente um sinal de que algo está errado, de extrema importância que procure um ginecologista. O tempo de amadurecimento do óvulo também varia.

Se for o caso, você poderá contar com testes de farmácia que podem medir o período fértil através dos níveis de estrogênio. Considerando o seu período, ele pode denotar quando é que poderá engravidar ou não. Fica bem mais fácil entender o seu corpo e como funciona o seu aparelho reprodutor.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?