DicasFree.com » Saúde » Aparência das unhas podem indicar doença

Aparência das unhas podem indicar doença

Você sabia que a aparência das unhas podem indicar doença? Não? Então, acompanhe este artigo e entenda o porquê o aspecto da unha pode indicar doenças. Confira!

     

Muitos desconhecem este fato, mas a aparência das unhas podem indicar a existência de infecções, desnutrição e até mesmo doenças graves. Sendo assim, nenhum sinal diferente na unha deve ser ignorado.

Compreenda que as unhas possuem camadas e são constituídas por:

• Lâmina ungueal, é gerada no leito ungueal, localizado embaixo da unha e também na matriz, conhecida por ser um tecido conjuntivo, responsável pelo nascimento de queratina, local onde é cheio de terminações nervosas. A lâmina ungueal é visível, além de ser dura e dar proteção.
Paroníquia é a dobra de pele, localizada nas laterais da unha. Já na base da unha dá para observar a lúnula, que são parecidas com uma pequena lua crescente branquinha. A cutícula é o tecido sobreposto na base da unha.
• As unhas crescem em torno de dois a três milímetros por mês, no entanto, as unhas dos pés crescem em torno de um milímetro.

Veja a seguir, alterações nas unhas que não devem ser ignorados, pois podem ser sinais de problemas de saúde.

• Alteração na cor das unhas: O normal é que as unhas tenham aparência rosada e na sua base um branco-rosáceo. Um dos sinais de infecção bacteriana são unhas esverdeadas. Unhas que possuem aparência avermelhadas, podem indicar infecção das válvulas cardíacas. Unhas azuladas, são sinais de baixo nível de oxigênio no sangue. Unhas brancas ou amareladas, indicam doenças hepáticas, por exemplo, hepatite. Unhas que não possuem cor, geralmente, indicam deficiência de vitamina. Para finalizar, se as unhas estiverem escurecidas nas pontas, é um sinal de envelhecimento e insuficiência cardíaca, sendo assim, é essencial que as unhas estejam limpas para identificar a sua cor e situação.

• Unhas grossas e ásperas, podem indicar doenças pulmonares, infecção fúngica, problemas na tireoide ou na circulação sanguínea.

• Unhas quebradiças não é um sinal positivo, pois podem assinalar a falta de ácido fólico, vitamina C e proteína.

• Unhas que possuem formatado de colher, ou seja, côncavas, podem apontar deficiência de ferro, hipotireoidismo e problemas cardíacos.

• Unhas que possuem pequenos buracos, podem ser sinal de: psoríase, doença de tecido conjuntivo e alopecia areata, que é uma mudança autoimune que provoca perda de cabelo e deficiência de zinco.

• As unhas devem ser lisas, posto isto, quando a aparência da unha possui, por exemplo, linhas visíveis, podem indicar problemas de saúde, como: deficiência de ferro, artrite e lúpus.

• Unhas secas e quebradiças, são sinais de alteração hormonal ou até mesmo problema de micose, dado que os fungos deixam as unhas secas, por isso quebram com facilidade.

• Unhas que apresentam deformação, podem apontar doença pulmonar, inflamação intestinal, doenças no fígado e aids.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?