DicasFree.com » Biologia » Aparelho reprodutor feminino e masculino

Aparelho reprodutor feminino e masculino

Entenda mais sobre os aparelhos reprodutores masculino e feminino clicando no post.

     

Os aparelhos ou sistemas reprodutores humanos tem a função exata a que se refere o nome: reprodução. São constituídos por um conjunto de órgãos que atuam em conjunto para fornecer o material genético suficiente para que no encontro do masculino com o feminino, possa haver o início de uma nova vida.

Além da produção desse material, os aparelhos reprodutores também garantem o transporte do mesmo e toda a mecânica sexual envolvida. Entenda mais detalhadamente abaixo.

Aparelho reprodutor feminino

O aparelho reprodutor feminino é composto de vários órgãos que trabalham em conjunto para garantir, antes e após o recebimento dos gametas masculinos, a fecundação do óvulo e todo o processo de gravidez e desenvolvimento do bebê. Confira abaixo todos os órgãos que constituem o sistema reprodutor:

Esquema ilustrativo do aparelho reprodutor feminino

Esquema ilustrativo do aparelho reprodutor feminino

Ovário – nesse órgão, são produzidos e armazenados os óvulos que servirão para serem fecundados pelo gameta masculino. Além disso, os ovários também são importantes na produção dos hormônios femininos, que além de estimulares o desejo sexual da mulher, também são responsáveis pelas mudanças no corpo durante a vida.

Útero – é caracterizado por ser um órgão oco, que tem como principal função receber o embrião e proporcionar o desenvolvimento fetal até o nascimento do indivíduo.

Tubas uterinas – são tubos orgânicos que transportam os óvulos dos dois ovários para o útero, onde o desenvolvimento do embrião se dará por início.

Vagina – basicamente se estende do colo do útero até a vulva (parte externa) e constituí-se num canal cavernoso onde, por meio da penetração, são lançados os gametas masculinos. A vagina também possui glândulas produtoras do muco vaginal, importante elemento para lubrificação do órgão.

Aparelho reprodutor masculino

Assim como no caso feminino, o aparelho reprodutor masculino e composto por diversos órgãos diferentes que atuam na fabricação do material espermático e colaboram no transporte do mesmo até a mulher. Confira os principais órgãos desse sistema:

Esquema ilustrativo do aparelho reprodutor masculino

Esquema ilustrativo do aparelho reprodutor masculino

Testículos – localizados internamente no saco escrotal, os testículos são órgãos responsáveis pela produção dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Além dessa função, os testículos também são responsáveis pela produção dos hormônios masculinos, essenciais para o desenvolvimento do corpo do indivíduo e de suas características masculinas.

Pênis – estrutura de tecido constituída por pares de tecidos cavernosos com propriedades elásticas. É no pênis onde canais importantes como a uretra ficam abrigados. Em estado flácido, esse órgão possui pequena quantidade de sangue. Quando este é preenchido com mais sangue, torna-se ereto e consequentemente aumenta em tamanho e proporção.

Próstata – a maior glândula acessória do aparelho reprodutor masculino, tem a função de se produzir enzimas para liquefazer o semem, além pressionarem tanto a urina, como o semem para fora do pênis.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?