DicasFree.com » Animais » Animal Brasileiro em Extinção

Animal Brasileiro em Extinção

Para saber quais animais estão em extinção localizados no Brasil, acompanhe este artigo e ainda confira algumas dicas de preservação.

     

A extinção no Brasil vem ocorrendo gradativamente durante vários anos passados. Embora o problema se torne cada dia mais frequente, e isso venha denegrindo a natureza de forma geral, não parece ser suficiente para que algumas pessoas se conscientizem e acabe com o tráfico de animais, uma das maiores causas do problema.

Animais em extinção

Cuíca-de-colete –

Seu comportamento é muito parecido com o do bicho preguiça. Esse animalzinho passa cerca de 70% do seu tempo em repouso, descansando e existem poucas atividades em que ele é ativo. Está sendo extinto a cada ano que passa, devido a prática de caçadores. Existem várias cores da mesma espécie, mais encontrados em dois estados brasileiros: Maranhão e Ceará.

Baleia Azul –

O primeiro motivo para a extinção da baleia azul, é devido ao seu tamanho. Está classificada como o maior animal existente em todo planeta. A contagem está para cerca de 25 a 30 m de comprimento, as fêmeas geralmente são bem maiores que os machos. Por ser um dos maiores animais existentes, é muito caçada. E ainda não há registros de onde se reproduzem.

Mico Leão Preto –

O motivo pelo qual vem sendo extinto é a mudança repentina de habitat. Sua casa está localizada na Mata Atlântica, mas muitas vezes é retirado de seu lar e vendido por traficantes de animais. A mudança de habitat faz com que eles adoeçam e acabem morrendo no meio do trajeto. Muitos outros, saem de seu habitat devido o desmatamento mais frequente a cada ano.

Bugio-marrom –

Também vivendo na Mata Atlântica, a sua extinção vem ocorrendo devido o desmatamento que vem tomando conta de todo o ambiente. Muitos caçadores também o capturam para vendê-los a países estrangeiros, fazendo-os servir de enfeites. É também um animal vendido como bicho de estimação, a prática vem acabando com essa raça.

Rato do mato –

Há apenas três estados onde é possível encontrar o rato do mato. Em São Paulo, Paraná e também no Rio Grande do Sul, eles são pequenos ratos que se alimentam de frutos, folhas e vegetais das mais diversas formas. Também é um morador de florestas que vem sendo desmatadas a cada dia, pode ser extinto nos próximos anos.

Lambari –

Um dos lugares onde você certamente encontrá esse tipo de peixe, são nas águas do Rio Iguaçu, situadas no estado do Paraná. Seu tamanho está calculado entre 10 e 15cm. Seu corpo é muito bonito e de multicor. Nos últimos anos, muitas barragens estão sendo construídas no Rio Iguaçu, essa prática faz com que eles percam seu habitat e consequentemente fiquem extintos.

Cação bico-doce –

Essa espécie de tubarão, é muito conhecido por ter uma nadadeira menor que a outra. Seus dentes tem formato de serrilha, a cor cinza é bastante viva e bonita. Apesar de ter uma vida longa, até mais ou menos os 33 anos de idade, sua cota está sendo interrompida devido a degradação do seu habitat. Também é muito caçado para ser vendido, o óleo e a carne extraídos.

Arara azul –

Dentre todos os animais extintos encontrados no Brasil, certamente a Arara azul é um dos mais bonitos. Devido a sua beleza, vem sendo cada vez mais caçada para ser vendido a outros países. São escolhidas principalmente para serem animais de estimação. Outro motivo de sua extinção é a falta do coco palmeira licuri, seu principal alimento.

Pato mergulhão –

Dos problemas brasileiros relacionados a extinção, o pato mergulhão é um dos mais urgentes. Algumas pesquisas mostram que existem menos de 250 aves vivas. A falta de águas limpas e de boa qualidade de vida, vem sendo os principais motivos de sua extinção. A poluição vem tomando conta de seu habitat natural.

Mico leão dourado –

 Por ser um animal considerado “fofinho”  vem sendo extinto devido a caça e venda de seus filhotes. Geralmente são vendidos como animais de estimação, sendo retirados de seu habitat, não se reproduzem e consequentemente isso se torna um problema, fazendo que os mesmos sejam extintos a cada ano.

Mutum do Nordeste –

O Mutum do Nordeste vem sendo extinto devido a degradação do seu habitat, o desmatamento vem expulsando esse animal do seu lar de maneira catastrófica. Por não conseguirem sobreviver em outro ambiente, acabam adoecendo ou até mesmo morrendo de fome.

Onça parda –

Também chamada de Suçuarana, sua coloração está puxada para o vermelho. Isso a deixa completamente linda e atrativa aos olhos. Esse é um dos motivos por estar se extinguindo, por ser muito caçada com o intuito de ser aprisionada em zoológicos e outras exposições. Por serem retiradas de seu habitat, não se reproduzem ou simplesmente morrem melancolias por estar longe de casa.

Peixe boi marinho –

De todos os animais aquáticos, esse é o mais ameaçado de extinção. Medindo cerca de até 4 metros de comprimento, pesando cerca de 300 quilos. O maior motivo por estar se extinguindo é o fato de não existirem mais águas limpas o suficiente para que possam viver e se reproduzirem. A poluição vem acabando com sua espécie.

Pica pau cara amarela –

Medindo cerca de apenas 25cm, essa pequena ave está localizada na Amazônia. Para reconhecer o macho é muito simples, basta observar uma faixa vermelha localizada na cabeça. Também vem sendo extinta devido a degradação do seu habitat natural e também devido ao tráfico de animais.

Como preservar?

Muitas pessoas ficam sem saber o que realmente é possível fazer para que não haja a extinção de nenhum desses animais, com toda certeza há algo que podemos fazer para ajudar a preservar os espaços ambientais. Primeiramente não compre em hipótese alguma animais que não sejam de estimação.

Evite também a compra de madeiras ilegais, não jogue lixo na rua, e evite qualquer poluição. O lixo que jogamos na rua, pode tomar um caminho até o mar aberto e afetar muitos animais aquáticos e também alguns rios, que são fonte de vida de muitas espécies. Por isso é tão importante que você evite todo tipo de poluição e compra indevida de animais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?