DicasFree.com » Animais » Animais que vivem no rio amazonas

Animais que vivem no rio amazonas

Confira nesse post, alguns exemplos de animais que vivem no Rio Amazonas, o maior rio em volume d’água no mundo.

     

O Rio Amazonas é o maior rio em território brasileiro e também considerado o maior rio do mundo em volume d’água e segundo maior em extensão fluvial, perdendo apenas para o Rio Nilo no Egito. Esse maravilhoso rio conta com dezenas de afluentes que acabam formando outros rios menores. Todos esses rios fazem parte do que chamados de bacia amazônica.

Na extensão por onde o Amazonas corre, existem centenas de animais que aproveitam de suas águas volumosas para sobreviver e criar um habitat natural cheio de surpresas. No território brasileiro, a quantidade de animais chega a ser maior devido a grande floresta amazônica, ainda não muito explorada pelo homem. Veja logo abaixo alguns exemplos de animais do rio amazonas.

Onça Parda

Trata-se de um felino menor que a onça pintada, porém bem parecido. A onça parda se adaptou a quantidade de presas diferentes que vivem nas margens do rio amazonas. Em geral, alimenta-se de indivíduos já doentes ou machucados de outras espécies, tendo com isso um importante papel no equilíbrio da cadeia alimentar.

Onça Parda

Onça Parda

A Onça Parda tem sido muito caçada por fazendeiros próximos, principalmente criadores de gado e outros animais. Isso fez com que essa espécie estrasse na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Jararaca Cinza

Esse animal ainda é um grande mistério tanto para os pesquisadores, como para os habitantes dos locais próximos as margens do Rio Amazonas. A Jararaca Cinza é uma espécie de cobra ainda pouco estudada e pouco se conhece sobre os seus hábitos e comportamento.

Jararaca Cinza

Jararaca Cinza

Sugere-se que esse animal passasse grande parte da sua vida em árvores (estilo de vida arborífica), porém casos de picadas na maioria das vezes são repostados na região do calcanhar, o que pode evidenciar que a Jararaca Cinza viva mais tempo no chão que nas árvores.

Garça Real

Esse animal representa a beleza da biodiversidade que pode ser encontrada no Rio Amazonas. A Garça Real mistura a sutileza, a beleza e delicadeza em suas formas e anatomia.

Garça Real

Garça Real

Com o bico azulado e de corpo esguio e plumado, a Garça Real habita nas margens no grande rio e se alimenta de pequenos peixes e insetos que ficam pela área.

Pavãozinho do Pará

Mesmo tendo um nome bastante sugestivo, o Pavãozinho do Pará é um animal muito visto em regiões amazônicas. Trata-se de uma ave pequena e rápida quando necessário. Alimenta-se principalmente dos insetos que se aproveitam da tensão superficial da água para se locomoverem pelo rio.

Pavãozinho do pará

Pavãozinho do pará

Araçari Castanho

Todo mundo conhece um tucano apenas olhando de longe. A aparência da ave já nos denuncia seu nome por sua popularidade no país. Porém, um indivíduo da mesma família pode até causar estranhamento no início. O Araçari Castanho mais parece um tucano com cores diferentes.

Araçari Castanho

Araçari Castanho

O Araçari Castanho, assim como os tucanos, possui um longo bico e se alimenta principalmente de ovos de outras aves. Apesar disso, a grande ave auxilia na distribuição das sementes, tendo um papel importantíssimo na preservação da mata.

Ariranha

As ariranhas, apesar de lindos e grandes animais, podem ser o terror para os banhistas locais. Alimentam-se principalmente de pequenos peixes e costumam caçar em bandos que podem ter de 10 a 12 indivíduos.

Ariranha

Ariranha

Esses animais são bastante caçados, tanto por medo, como para retirar sua pele (utilizada na fabricação de roupas e objetos de luxo). Por esse motivo, a ariranha também se encontra na lista de animais em perigo de extinção.

Harpia

A Harpia é considerada a ave de rapina mais poderosa do mundo. Esse animal pode chegar a ter até 2 metros de uma asa a outra e suas garras tem força de 50 quilos quando pressionadas a outro animal como bicho preguiça, macacos, aves menores, etc. O apertão de suas garras costuma quebrar os ossos das vítimas.

Harpia

Harpia

Essa ave, apesar de ser um exímio predador, também é vítima da ação antrópica na mata amazônica. O tempo vem mostrado uma considerável diminuição na população de harpias.

Sucuri

Também conhecida como Anaconda, a Sucuri é a maior espécie de cobra do mundo e também a mais pesada. Um indivíduo pode chegar a ter 250 quilos quando adulto e devido ao tamanho, a Sucuri pode engolir animais enormes como a Anta, considerada o maior mamífero da América do Sul.

Sucuri

Sucuri

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?