DicasFree.com » Animais » Animais em extinção da Mata Atlântica

Animais em extinção da Mata Atlântica

Para saber mais informações sobre a Mata Atlântica e seus animais em extinção, acompanhe este artigo e fique por dentro das principais características desses animais e seus motivos de extinção.

     

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma espécie de bioma natural. Sendo principal habitat de alguns animais que estão hoje em extinção. Mais precisamente, ele se localiza nas principais regiões litorâneas. Cerca de 100 mil km², é o espaço ocupado pela Mata. Dentre as florestas tropicais mundiais, está categorizada como uma das mais importantes.

Por lá, existem uma grande quantidade de animais que estão hoje entrando em extinção. Não somente eles, mas também grande parte da Floresta que está perdendo sua vegetação aos poucos. Isso é decorrente da falta de respeito com o meio ambiente de alguns caçadores clandestinos e o desmatamento.

Animais em extinção

¬ Mico Leão Dourado – Sendo uma espécie primata, o Mico Leão Dourado está ameaçado em extinção por diversos motivos. O principal dentre eles, é a falta de conscientização de muitos traficantes de animais. Os pequenos micos são capturados e vendidos a países estrangeiros com a finalidade de serem expostos. Ele se alimenta de insetos, lagartos e alguns frutos, também de ovos de algumas espécies exclusivas de aves.

mico leão dourado

Mico Leão Dourado (Foto: Divulgação)

¬ Onça Pintada – Também sendo um dos animais ameaçados de extinção, a onça pintada enfrenta essa situação exclusivamente devido o desmatamento das florestas e da venda de sua pele a países estrangeiros. É uma das mais influentes predadoras da Mata Atlântica. A degradação do seu habitat natural, faz com que muitas delas se aventurem a outras florestas e acabem por morrerem por falta de adaptação.

onça pintada

Onça Pintada (Foto: Divulgação)

¬ Tamanduá Bandeira – O Tamanduá Bandeira, é um dos animais mais brasileiros que temos hoje na nossa Mata. Ele é um mamífero que vive solitário. Muito parecido com o gambá, esse tipo de animal é gerado em cerca de 190 dias apenas. Se alimenta de formigas e cupins. Os principais motivos de sua extinção estão ligados ao desmatamento e degradação de seu habitat natural e a caça ilegal.

Tamanduá Bandeira

Tamanduá Bandeira (Foto: DIvulgação)

¬ Arara Azul Pequena – Foi considerada extinta por muitos pesquisadores já, isso porque não há registros de sua presença na natureza. Ela tem cerca de 68 centímetros e não foi encontrada nenhuma de suas espécies sobre a Mata Atlântica, nos últimos 80 anos. Com uma plumagem azul e muito bonita, era muito caçada para ser vendida a outros países. O pequeno animal, também foi extinto devido a grande falta de respeito com seu habitat natural e a poluição.

arara azul

Arara Azul (Foto: Divulgação)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?