DicasFree.com » Animais » Animais em extinção da fauna brasileira

Animais em extinção da fauna brasileira

Saiba quais são os animais em perigo de extinção no Brasil clicando no post.

     

O avanço industrial e a exploração dos diversos tipos de ambientes – mares, selvas, florestas – acabou por dar ao ser humano um novo estilo de vida, novos produtos e possibilidades, avanços científicos, projeções culturais, dentre outros milhares de benefícios de nossa era. Apesar dos malefícios a nós também trazidos por esse novo mundo, há também os que são especialmente direcionados a natureza e aos animais.

O avanço tecnológico e também da economia global exportadora, fez com que a exploração do meio fosse essencial. Milhares de hectares foram e são devastados para dar lugar aos imensos pastos. As imensas plantações ocupam o lugar das florestas e pouco a pouco, desgastam o solo e prejudicam os arredores. Os produtos químicos utilizados para afastar as pragas contaminam os lençóis freáticos e os resíduos industriais são, muitas vezes, jogados diretamente ao rio.

Esses e outros meios de se explorar os recursos naturais não sairiam de graça para o ambiente natural. O desequilíbrio causado acabou por reduzir consideravelmente várias espécies de animais, como também fez com que algumas desaparecessem.

Espécies em perigo de extinção no Brasil

O Brasil compreende um dos territórios mais ricos em diversidade biológica no mundo, tanto em terra como no mar. Estima-se que em nosso território existam mais de um milhão de espécies, sendo que apenas 10% são catalogadas e conhecidas pela ciência. Dentre as espécies conhecidas, cerca de 627 estão em perigo de extinção, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Essas espécies são nativas da cinco regiões do Brasil e muitas delas estão em perigo crítico. Confira algumas das principais espécies que correm o risco de desaparecer da natureza.

A Onça Pintada

onça

Onça Pintada

Pode ser considerada até bem comum, principalmente para quem mora em cidades interioranas, mas acredite: a onça pintada está em perigo de extinção. Devido a caça predatória para o tráfico de sua pele, considerada de grife no mundo da moda, a população das onças vem diminuindo consideravelmente. Além disso, esses animais são mortos também por fazendeiros que tentam proteger seus rebanhos. A onça pintada é o maior felino das Américas e contém um importante papel no equilíbrio da cadeia alimentar no Brasil.

Tartaruga de Couro 

tartaruga

Tartaruga de Couro

Essa espécie de tartaruga é considerada a maior do mundo e um indivíduo pode chegar a pesar mais de 1000 kg. Esse gigantesco animal está em estado crítico de perigo de extinção. Os motivos são vários: a coleta de ovos, a caça dos indivíduos, a utilização para gastronomia e para o fabrico de óleo. Atualmente, existem grupos ambientalistas que monitoram os ovos e impedem que sejam coletados ou roubados, para que os filhotes possam nascer e chegar ao mar.

Gato Maracajá

Gato Maracajá

Gato Maracajá

Habitante de florestas tropicais, o gato maracajá é um pequeno felino conhecido por escalar em árvores e dar grandes pulos – cerca de 2 metros. Um dos principais motivos foi a caça predatória para a obtenção da pele desse animal, porém, atualmente a redução das florestas e escassez de oferta alimentícia em sua cadeia alimentar vem diminuindo o contingente populacional dessa espécie.

Soldadinho do Araripe

Soldadinho do Araripe

Soldadinho do Araripe

Essa espécie de pássara natural da caatinga está em perigo crítico de extinção. O Soldadinho do Araripe exibe cores vistosas em sua plumagem e possui canto característico. O desmatamento e o avanço urbano é o principal motivo de seu desaparecimento nas últimas décadas.

Ariranha

Ariranha

Ariranha

Esse animal fluvial vive nas regiões do pantanal mato grossense e da amazônia. Constituem uma importante sociedade de colaboração, onde bandos de até 17 indivíduos trabalham juntos para conseguir o alimento e dividi-lo. A contaminação dos rios e a caça predatória são os principais motivos que esse animal seja considerado vulnerável a extinção.

Baleia Franca do Sul

Baleia Franca do Sul

Baleia Franca do Sul

Essa espécie de baleia migra para as águas brasileiras em busca de um ambiente mais quente e tranquilo para suas crias. Ela está considerada em perigo de extinção devido aos acidentes em que esses grandes mamíferos se envolvem em nossas praias. Colisões com navios e lanchas, presas em redes de pesca e a poluição das águas são os principais exemplos.

Cervo do Pantanal

Cervo do Pantanal

Cervo do Pantanal

Geralmente encontrado nas regiões amazônicas, no cerrado e nas planícies do pantanal, esse cervo é um animal bastante peculiar. É incrivelmente adaptado a lugares lamacentos e alagados, sendo perito em transitar sem “atolar” e também em nadar. Essa espécie está vulnerável a extinção devido a caça e a conversão de áreas alagadas em áreas agrícolas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?